Redação
Notícias Gerais
Quem passou pela avenida principal do bairro Águas Santas, em Tiradentes, esta semana, se deparou com uma grata surpresa: as obras de restauração da Estação Ferroviária Cesar de Pina já recuperaram o ritmo inicial e o imóvel tombado pelo como patrimônio histórico pelo município já está tomando forma e voltando a sua originalidade.
Depois de ficar completamente abandonada por quase cinco décadas, a velha estação que funcionou entre 1923 e 1966, levando os turistas para o Balneário Águas Santas, será transformada em centro de memória ferroviária, além de um espaço para venda do artesanato local e um posto da Prefeitura para atendimento da população.
As obras foram anunciadas em março deste ano, com orçamento previsto de R$ 183 mil, sendo R$ 100 mil do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural e o restante da Prefeitura Municipal de Tiradentes. Entretanto, a pandemia da Covid-19 acabou causando a suspensão temporária dos trabalhos no local. Em seguida, apareceram uns problemas estruturais que não estavam previstos no projeto original.
A história da Estação Ferroviária Cesar de Pina, da obra e da sua importância para a localidade foi contada pela coluna Trem de Minas, há 20 dias, aqui no Notícias Gerais.