Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: COMIDA PARA TODAS AS OCASIÕES… ATÉ VELÓRIOS!

RECEITA DO CHEF: COMIDA PARA TODAS AS OCASIÕES… ATÉ VELÓRIOS!

UMA BROA DE FUBA SOBRE A MESA, JÁ CORTADA, MOSTRA O CONTRASTE ENTRE A CASQUINHA CORADA E O MIOLO, BEM AMARELINHO.

Alexandre Frigo *

Como já havia dito no artigo anterior, tinha a minha coleção de receitas que recortava de jornais e revistas. Depois que ingressei no mundo da cozinha, passei a adquirir não só livros de técnicas de cozinha, como também livros de receitas. Uma pena que sejam tão caros. Mas, certa ocasião eu ganhei um livro de presente o qual eu já possuía um exemplar. Quem me presenteou disse que caso eu já tivesse poderia trocá-lo. Com esse aval, dirigi-me à livraria em busca de algo para a troca.

Depois de idas e vindas pelas prateleiras, um livro em especial me chamou a atenção naquele momento. Era um livro que trazia receitas para todas as ocasiões. Peguei o livro, abri e cheirei. Isso mesmo! Adoro cheiro de livros. Mas o que tinha de especial nesse livro que chamou a atenção, afinal? Um capítulo intitulado “Velório”. Como o livro trata de comidas para diversos tipos de ocasiões, tal título não deveria ficar de fora.

E não poderia ser diferente. Velório também precisa de comida. Afinal, durante sua a realização, contam-se causos, as aventuras e desventuras do falecido, encontram-se pessoas e parentes que não se via há muito tempo e, sobretudo, come-se.

Conforme descrito no livro, antigamente os velórios aconteciam em casa, principalmente no interior de Minas e poderiam ser demorados para que desse tempo de parentes e amigos mais distantes pudessem chegar a tempo. Daí a tradição das comidas em velório. Costumava ter até um cachacinha, além, evidentemente do cafezinho coado na hora. Tais comidas forravam a barriga dos viajantes.

Uma das receitas que é a cara do nosso interior e que na minha opinião não pode faltar em várias ocasiões, não somente nos velórios, é a broa de fubá. A outra, sem dúvida, é o pão de queijo.

Para a broa de fubá, vamos precisar de:

2 xícaras de chá de leite, 1 xícara de chá de água, 1 xícara de óleo, uma xícara rasa de açúcar, 1 xícara de chá de fubá, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 8 a 9 ovos, sal e 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Fazendo a broa:

Numa panela, levar ao fogo juntos para ferver: leite, água, óleo, açúcar e sal. Quando ferver, colocar a farinha de trigo e o fubá, mexendo o angu até ficar bem cozido. Na mesma panela, fora do fogo, pôr o fermento em pó, ainda quente. Depois de frio, colocar os ovos um a um, amassando sempre. A massa não deve ser muito dura nem mole. Assar em forno quente.

Faltou a receita do pão de queijo, mas esta vai ficar para uma outra ocasião.

Fonte: Livro Minas de Forno e Fogão, de Maria Stella Libânio Christo, Editora Papagaio Ltda, Receita de broa de fubá, pag. 93.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui