Redação
Notícias Gerais
Os familiares de duas pessoas que estão internadas em São João del-Rei estão mobilizando a população da região em busca de doadores de sangue.
Um caso é o do José Augusto dos Reis, avô da técnica administrativa de São João del-Rei, Luana Letícia de Oliveira Alves. Outro é o da Maria Beatriz Carlos Gonçalves, avó da jornalista e professora, Raruza Keara.
Ambos precisam de doação do tipo A negativo ou O negativo.
Situação do Hemominas em todo o estado
Nesta sexta (25), a equipe do Notícias Gerais entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hemominas. Por e-mail, foi informado que, “hoje (25/9), em todo o estado, os tipos sanguíneos negativos estão, em média, 30% abaixo do ideal; enquanto os tipos positivos registram queda média de 34%”.
“Somente o AB positivo está em situação estável”, aponta a assessoria.
Saiba como doar
Em São João del-Rei, a unidade do Hemominas fica localizada na Rua Pref. Nascimento Teixeira, número 175, no bairro Segredo. Já em Juiz de Fora, na Rua Barão de Cataguases, S/N, no bairro Santa Helena. O telefone de contato em São João del-Rei é: (32) 3322-2900. Já para falar na unidade juiz-forana, é preciso ligar para (32) 3257-3100.
No momento da doação informe um dos nomes: José Augusto dos Reis e Maria Beatriz Carlos Gonçalves.
Para evitar aglomerações de pessoas e garantir a segurança dos doadores, a Hemominas pede que a população interessada agende suas doações pelas plataformas on-line ou pelo MGapp.
E, conforme já publicado pelo NG, por causa da pandemia de Covid-19, o Hemominas tem investido na higienização dos espaços para atendimento da população.
Quem pode doar
Para ser um doador voluntário, você precisa apresentar boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50Kg, não ter tido hepatite depois dos 11 anos de idade e nem ter passado por situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Interessado em doar sangue, que tenha sido diagnosticado com a Covid-19, fica impossibilitado por 30 dias após total recuperação, ou seja, não apresente outros sintomas ou sequelas da doença.
Caso a pessoa tenha tido contato com algum infectado pelo coronavírus, fica considerada inapta por 14 dias após a última interação com o indivíduo.
Já para ver as outras condições e restrições, acesse o site da Hemominas.