Início Gerais Política PT DE PRADOS ELEGE TRÊS MULHERES PARA A CÂMARA DE VEREADORES

PT DE PRADOS ELEGE TRÊS MULHERES PARA A CÂMARA DE VEREADORES

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Conforme publicado anteriormente pelo Notícias Gerais, nas eleições municipais 2020, o Partido do Trabalhadores de Prados lançou mais candidaturas femininas do que masculinas à disputa pelos assentos na Câmara de Vereadores. Naquela ocasião, o presidente do partido, José Diniz, disse que a iniciativa era “uma provocação para que as mulheres ocupem os lugares conquistados (na política)“.

O resultado das urnas, no último domingo (15), mostrou que tal iniciativa trouxe bons resultados para o PT de Prados: das sete mulheres candidatas pela sigla, três foram eleitas.

Patrícia, Janaina e Dilma serão vereadoras de Prados a partir de 2021. (Fotos: reprodução – rede social / Montagem: Notícias Gerais)

Em entrevista ao portal, Patrícia Ladeira Pinheiro, eleita com 295 votos, afirma que a iniciativa do partido foi essencial para este resultado e garante que o movimento de empoderamento feminino tem um papel fundamental para o crescimento da participação feminina na política.

“A representatividade da mulher está sendo muito grande, graças a esse grande movimento de empoderamento feminino… isso é muito importante. E não seria diferente nas pequenas cidades, principalmente nessas últimas eleições”, declara Patrícia. “É muito importante isso, não só para o crescimento do partido em si, mas é a visão que a gente tem da nova política”, completa.

Questionada se, com o resultado dessa eleição, as mulheres terão mais voz na política da cidade, Patrícia diz: “acredito no aumento dessa representatividade. Acredito que nós mulheres teremos uma voz mais ativa na legislatura”. “Historicamente, Prados sempre teve a câmara composta por homens e (por) alguns anos (houve) a presença de uma única mulher entre os parlamentares. Agora temos esse ato histórico: três mulheres representando a população”, reflete.

Também eleita vereadora pelo PT, Janaina de Souza cita que a ideia de maior inclusão feminina na política é recente na cidade a reafirma a importância do partido nessa iniciativa. “O PT, e em especial, nosso candidato e ex-prefeito Gustavo, acredita muito na força feminina, na capacidade diferenciada que temos. E buscamos uma política onde busca a valorização da mulher”, relembra.

“Penso que precisamos fortalecer nossos debates e aprimorar a luta pela extensão dos nossos direitos”, cita a vereadora eleita. “Nós, mulheres, estamos ganhando nosso espaço… Hoje temos um fato histórico na cidade, onde teremos três mulheres na Câmara”, completa Janaina.

Ela ainda afirma estar confiante para o pleito e garante: “acredito muito na força da mulher e nossa capacidade de representatividade, com certeza buscaremos melhorias (no município) através de bons projetos”.

Além de Patrícia e Janaína, os eleitores de Prados também elegeram Dilma Maria Fonseca (PT) para um cargo no Legislativo municipal. Sobre a eleições, Dilma defende que “a iniciativa de colocar mais mulheres foi importante para o resultado”. “Fomos incentivando outras a entrarem e formamos um time bom. Ouvi muita gente falando que queria votar várias vezes porque as candidatas eram fortes… Todas tinham boas propostas e muita vontade de fazer bem feito”, comenta.

A vereadora eleita ainda acredita que as mulheres terão mais representatividade a partir de agora: “o envolvimento e a proximidade com as mulheres poderá incentivar outras a ingressarem na política. Somos capazes e, com certeza, daremos conta de fazer uma política justa e igualitária, sensível e firme porque as mulheres são assim”. “Sabendo o valor que (a própria mulher) tem, ninguém segura”, reitera.

As três petistas serão as únicas representantes femininas na Câmara Municipal de Prados. Os seis assentos restantes serão ocupados por homens.

Relembre

A disputa pelo Executivo de Prados, em 2020, esteve entre PT e PSDB. Enquanto o Partido dos Trabalhadores inscreveu uma chapa encabeçada por Gustavo Gastão (PT), o Partido da Social Democracia Brasileira veio com a candidatura do atual prefeito, Juninho do Lester (PSDB), à reeleição.

Com a divulgação do resultado das urnas, o tucano foi reeleito para mais quatro anos na administração municipal. Juninho recebeu 3.369 votos, que corresponde a 58,36% do total de votos válidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui