Wanderson Nascimento
Notícias Gerais
Neste sábado (10), o 9º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais completa 89 anos de atuação. Com sede em Barbacena (MG), a instituição iniciou suas atividades na capital do Estado, Belo Horizonte, no ano de 1932, com o nome de 9º Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de Minas Gerais. No ano seguinte, foi transferido para a atual cidade e recebeu pseudônimo de Sentinela da Mantiqueira, devido ao fato do município estar localizado na Serra da Mantiqueira.
Na fachada do prédio principal do 9º BPM destaca-se o mosaico de “Tiradentes”, tombado pelo patrimônio histórico. Hoje, o 9º BPM possui 19 municípios sob sua responsabilidade e tem uma área de 5.359 Km².
A “Sentinela da Mantiqueira” teve como primeira sede, a avenida Bias Fortes, hoje Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, permanecendo no local até o ano de 1960. No dia 29 de setembro do mesmo ano, a unidade foi transferida para o bairro Santa Cecília onde funciona desde então. No local também estão a sede da 13ª Região da Polícia Militar, a Sala da Banda de Música da 13ª RPM, a 60ª Companhia de Polícia Militar, a 301ª Companhia Tático Móvel e outras edificações dando forma ao Complexo Santa Cecília.
Atualmente, o 9º BPM é comandado pelo Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria.
38º BPM celebra 16 anos
Na última quinta (8), o 38º Batalhão de Polícia Militar comemorou 16 anos de criação. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônica cívico-militar na frente da sede da Unidade, em São João del-Rei.
O 38º BPM está articulado em três companhias de policiamento ostensivo, sendo sediadas em São João del-Rei (189ª Cia PM), Tiradentes (190ª Cia PM) e Andrelândia (140ª Cia PM). Tais companhias são responsáveis pelo policiamento em 18 cidades, atendendo a uma população de aproximadamente 227.255 habitantes. Seu atual Comandante é Tenente-Coronel Luiz Eduardo Coelho.
Confira, abaixo, a cerimônia realizada em frente à sede do 38º BPM.