Redação
Notícias Gerais
Nesta quarta (1/7), São João del-Rei passa a registrar 229 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus: dez pacientes a mais do que identificado no boletim de terça (30/6), quando o município chegou a 219 testes positivos.
Entre os moradores da cidade que foram diagnosticados com a Covid-19, seis morreram e 76 estão recuperados e, portanto, liberados da quarentena.
Até o momento, das 1.311 notificações feitas, 686 correspondem a casos descartados da doença.
Dos dez novos infectados, três são moradores do bairro Tijuco, dois do Centro, dois do São Geraldo, dois do Bela Vista e um do Senhor dos Montes.
“Aproveitamos para reiterar a importância do cumprimento das medidas de isolamento/distanciamento social por parte de toda população, bem como o uso de máscara de proteção e higienização das mãos como ações diárias de combate ao coronavírus”, cita o comunicado emitido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município.
Aumento significativo dos casos durante o mês de junho
Conforme mostrado em matéria do Notícias Gerais, São João del-Rei teve um aumento significativo dos casos confirmados de Covid-19 durante o mês de junho.
No dia 1 de junho, a cidade identificava 41 infectados pelo coronavírus. Já nessa terça (30), eram 219. Além disso, seis pessoas morreram com a doença no mês de junho.
Ocupação de leitos na cidade
Como São João del-Rei é polo microrregional, as unidades de saúde também atendem pacientes que residem em cidades vizinhas.
Segundo o boletim epidemiológico desta quarta (1), há onze pacientes hospitalizados. Desses, cinco estão com a Covid-19.
A Santa Casa de Misericórdia tem quatro pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que dois estão respirando por meio de aparelhos de ventilação mecânica – popularmente conhecidos como “respiradores”. Um outro paciente recebe cuidados no setor pediátrico da própria unidade, internado em um leito clínico.
O Hospital Nossa Senhora das Mercês, por sua vez, possui seis pessoas sob cuidados hospitalares. Entre elas, quatro estão utilizando respiradores.