Kamila Amaral
Notícias Gerais
Desde 2007, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza – anualmente, no mês de setembro – a Primavera de Museus. Em 2020, o evento ocorrerá entre os dias 21 e 27 de setembro e tema como tema o “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
Fechado para visitação desde 2019, o Museu Regional de São João del-Rei participará da Primavera de Museus realizando o “I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei: Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu”. O evento gratuito, que foi idealizado para ser presencial, acontecerá, na modalidade on-line, entre os dias 21 e 25.
“Nós achamos importante parar para pensar nesse momento, repensar o nosso trabalho até então e ver o que podemos melhorar”, sinaliza a diretora da instituição, Eliane Zanatta.
Ela lembra também que, ainda voltado para a questão da identidade do museu, foi distribuído – massivamente – um formulário sobre a percepção que a comunidade tem da instituição. O resultado está sendo apurado e será divulgado nos próximos dias.
A programação do Simpósio será constituída por três dias de mesas temáticas discutindo temas como “Patrimônio cultural e museus”, “Museus em Minas Gerais” e “Reflexões identitárias sobre o Museu Regional de São João del-Rei”. Nos últimos dois dias de evento serão apresentadas as 20 apresentações orais selecionadas para serem transmitidas.
Sobre o funcionamento do Museu Regional, a diretora da instituição explica, ao Notícias Gerais, que o local não será reaberto ainda em 2020 porque as obras não foram concluídas. “Com o início da pandemia nós tivemos que restringir o número de funcionários e isso atrasou a obra. Nós já estamos programando a reabertura para 2021”, afirma Zanatta.
Museu dos Sinos
Fechado desde o início da pandemia, em março, o Museu dos Sinos não tem planos para a Primavera de Museus.
Localizado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o local aguarda permissão para retomar o funcionamento. “Como a igreja teve que parar, o museu parou junto. Para voltar a funcionar ele depende que o turismo volte e que a igreja também volte a funcionar. Ela voltou a funcionar somente para fins religiosos”, conta o coordenador do Museu dos Sinos, Patrick Anderson Nery Teixeira.
A expectativa é de que o local passe por mudanças após a retomada do funcionamento. Além da redução nos dias de atividade, que pode passar a ser de sexta à domingo, um novo sino deve chegar a Paróquia do Carmo. “E aí a gente pretende retomar a visita a torre do sino, porque aí a pessoa tem a dimensão de como é o sino, a vista lá de cima”, anuncia Teixeira.
Tiradentes
O NG entrou em contato com o Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes, para saber se a instituição têm algum planejamento para a Primavera de Museus. No entanto, até o fechamento dessa matéria não obteve resposta.
O Museu de Sant’ana anunciou na sexta (11/9) sua programação para o evento.