Redação
Notícias Gerais
Os portais Mais Vertentes e Notícias Gerais, juntamente com outras mídias de imprensa independentes, têm sido constantemente boicotados pela Prefeitura, entidades de saúde e a polícia militar de São João del-Rei.
O último acontecimento ocorreu hoje (19), no qual não fomos informados sobre a cerimônia que deu início à vacinação contra a Covid-19 na cidade. O evento ocorreu na tarde de hoje (19), no prédio da UPA, e contou com transmissão ao vivo em diversos veículos ligados ou apoiadores da atual gestão. A equipe do Mais Vertentes estava em contato constante com o secretário de Saúde, José Marcos, que nos informou que o evento ocorreria na manhã de quarta-feira (20), porém, segundo ele, foi antecipado para hoje. O Notícias Gerais, a quem o mesmo secretário não concede entrevistas, só soube do evento por meio de uma fonte oficial que a atendeu após a vacinação ter sido iniciada. Nenhuma das mídias foi avisada sobre essa antecipação, exceto, claro, as mídias parceiras da prefeitura.
O fato de hoje não é isolado. As equipes do Mais Vertentes e Notícias Gerais há tempos também encontram resistência e dificuldade com as informações emitidas pela Polícia Militar de SJDR, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital N. S das Mercês. A falta de retorno, ausência de transparência e até profissionalismo geram um desserviço à população de São João del-Rei. As instituições não se mostram disponíveis a divulgar as informações referentes a cidade, da mesma forma que também oculta fatos de interesse da população.
O papel do jornalismo em uma sociedade é o de levar informação para todos os cidadãos, fazendo com que a população conheça sua cidade e acompanhe os avanços da mesma em diferentes esferas. Quando o governo municipal se nega a conversar com os veículos jornalísticos ou barra o acesso desses em eventos de interesse geral, como o caso da vacinação de hoje, demonstra o desinteresse do poder público em manter seu povo informado. Ou, por outro lado, de informar apenas aquilo que convém a eles nas mídias parceiras “patrocinadas” pela Prefeitura, ou que mantém algum relacionamento.
O Mais Vertentes e o Notícias Gerais têm realizado uma cobertura regional ampla sobre a situação do novo coronavírus, através de boletins diários sobre São João del-Rei, e as microrregiões de Barbacena e Lavras, além de matérias atualizando o povo são-joanense e do Campo das Vertentes sobre o avanço da Covid-19 no estado de Minas Gerais e em todo o país.
Para o editor-chefe do portal Mais Vertentes, Adriano Vianini, “esse tipo de boicote apenas confirma a falta de transparência e de profissionalismo da Prefeitura e outras entidades de São João del-Rei. Infelizmente, as denúncias realizadas pelo Mais Vertentes, Notícias Gerais e outras entidades incomodaram a velha política de São João del-Rei. Contudo, viemos para mostrar à sociedade de SJDR e região que este tipo de política não funciona mais para a imprensa livre e em pleno século 21”.
A diretora-executiva do Notícias Gerais, Najla Passos, também cobra mais profissionalismo da Prefeitura. “Vivemos a maior crise sanitária da nossa história recente, em que a informação pode salvar vidas. Por isso, é inadmissível que um órgão público, que deveria ser comprometido com a democracia e a liberdade de imprensa, adote este tipo de prática nociva ao interesse público”.