Kamila Amaral e Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
Após a denúncia de que duas doses da vacina contra a Covid-19 foram furtadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), três vereadores de São João del-Rei compareceram ao local, nesta quinta (28), para pedir esclarecimentos sobre o caso à administração da unidade.
Os vereadores Igor Sandim (Podemos), Rogério Bosco (PT) e Fabiano Pinto (DEM) afirmaram, em vídeo publicado nas redes sociais, que irão cobrar, da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, a divulgação da lista com o nome de todos os vacinados na cidade. Conforme publicado pelo Notícias Gerais, na última quarta (28), a prefeitura estreou o boletim referente a doses aplicadas. Entretanto, no documento, até então, constam apenas a relação de doses por local de vacinação.
“Nesta tarde, eu entrarei em contato com o Ministério Público, pedindo […] que autorize a Secretaria (de Saúde) a publicar a lista, já que o medo da secretaria é publicar a lista de quem foi vacinado. Nós precisamos pedir a transparência dessa lista, para prestar contas à toda população”, completou Fabiano Pinto (DEM).
Entenda o caso
A informação que duas doses de CoronaVac que estavam guardadas na UPA sumiram veio a público nesta quinta (28). Em entrevista à Rádio São João, o secretário de Saúde, José Marcos Ferreira, revelou que, do primeiro lote recebido pelo município, a unidade recebeu 159 doses, destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente contra a doença. Quando a vacinação foi concluída, as doses foram recontadas.
“Entretanto, ao conferir a quantidade de frascos, foi constatada a falta de dois. Imediatamente, os profissionais da instituição acionaram o 38° Batalhão da Polícia Militar para registrar o Boletim de Ocorrência. A apuração agora está sob a responsabilidade da Polícia Civil”, pontuou o secretário.
A equipe do Notícias Gerais entrou em contato com a Polícia Militar de São João del-Rei, que a orientou a buscar mais informações na própria administração municipal, sem sucesso.
O NG também entrou em contato com a Polícia Civil de Minas Gerais. A corporação confirmou o furto das duas ampolas de CoronaVac, mas explicou que a autoria ainda não foi identificada. As equipes estão em diligência na rua para fazer as investigações”, afirmou a assessoria do órgão. Ainda segundo segundo a assessoria, o inquérito policial já foi aberto e o caso será apurado.
Vacinação em São João del-Rei
Ainda na tarde desta quinta, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em São João del-Rei divulgou uma atualização do boletim referente a vacinação contra a Covid-19 na cidade.
Até às 8h da manhã desta quinta, 1.866 pessoas receberam, oficialmente, a primeira dose do imunizante. Conforme consta na lista, a Santa Casa de Misericórdia foi o local com mais vacinas aplicadas: 637 vacinados.
Confira a lista, na íntegra: