Redação
Notícias Gerais
As visitas presenciais aos presídios e unidades socioeducativas estão suspensas, em todo o estado de Minas Gerais, até o dia 31 de março. A informação foi divulgada, nesta semana, pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Segundo a publicação da pasta, a decisão é justificada pelo fato de que, desde a última quarta (17), todos os municípios do estado estão na onda roxa, o estágio mais restritivo e impositivo do programa “Minas Consciente”.
“Movimentações de parceiros externos e de presos do regime semiaberto e adolescentes em cumprimento de medida de semi-liberdade também serão restringidas durante o período, limitando-se a atendimentos essenciais, emergenciais ou determinados por ordem judicial”, complementa o texto da Secretaria.
Ainda de acordo com a Sejusp, quando necessário, servidores entrarão em contato com as famílias para informar sobre as situações das unidades, dos indivíduos e quais são as medidas aplicadas para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Esforço para ampliar os contatos virtuais
A pasta ainda reforça que as famílias que desejarem entregar pertences e kits aos internos das unidades prisionais devem fazer por meio dos Correios, não podendo esquecer da desinfecção dos itens, visando impedir a entrada da Covid-19 por meio das superfícies desses objetos.
A Sejusp ainda pontua que pretende concentrar os esforços para ampliar a frequência e o tempo das ligações telefônicas e visitas virtuais (videoconferência) entre internos e visitantes cadastrados.