Início Cultura Agenda EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MARCA DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM BARBACENA

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MARCA DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM BARBACENA

Foto: divulgação.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O dia 18 de maio é marcado no calendário brasileiro como Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Anualmente, a cidade de Barbacena promove uma série de eventos e debates para discutir o assunto. Esse ano, devido a pandemia da Covid-19,  será exibida uma exposição na Secretaria Municipal de Saúde.

A exposição “Toque de Recolher”, do fotógrafo Radilson Carlos Gomes, está disponível até a próxima sexta (21), das 9h às 18h. A mostra é gratuita, aberta ao público e foi idealizada pela coordenação de Saúde Mental de Barbacena. 

Reencontrar personagens

Sobre as fotos que compõem a exposição, Gomes conta que esteve em Barbacena em 2008, para registrar os cinco anos do programa “De Volta para Casa” – que foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2003 e trata da regulamentação de um auxílio-reabilitação psicossocial para a pacientes que passaram por longas internações psiquiátricas. Em 2017, ele foi convidado pela Fundação Oswaldo Cruz para retornar a Barbacena e registrar os 15 anos do programa.

“Esse trabalho foi feito em 2018 e a ideia era reencontrar os personagens que dez anos antes estive fotografando em Barbacena”, revela o fotógrafo.

Segundo ele, a exposição é uma maneira de, além de levar a discussão e a luta antimanicomial para a sociedade em diversos espaços, avaliar o êxito do programa, mostrando como essas pessoas atualmente têm maior acesso à cidadania e melhor qualidade de vida.

“Fotografia é memória, é história, está ali sempre lembrando quem está vendo a imagem da importância de estar cuidando dessas pessoas e do nosso sistema de saúde, porque a gente também pode precisar dele”

– destaca Gomes.

Essa defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, marca grande parte do trabalho de Radilson Gomes enquanto fotógrafo. Como ele mesmo define, a maior parte de sua carreira foi fotografando o SUS e “mostrando o lado cheio do copo, as coisas que dão certo, a importância do SUS para o país, mostrando a realidade dos pequenos municípios e a vida fora dos grandes centros, onde não adianta ter dinheiro para pagar plano de saúde já que não existem equipamentos de saúde a não ser o SUS”.

Serviço

A exposição está sendo exibida desta terça (18) até sexta (21), de 9h às 18h, na Secretaria Municipal de Barbacena, que está localizada na Rua Baronesa Maria Rosa, número 378, no bairro Boa Morte. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui