Redação
Notícias Gerais
A relação entre o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), e os demais prefeitos dos municípios da região parece não estar das melhores. Depois de contrariar acordos intermunicipais e insistir em reabrir o comércio local, agora, o Poder Executivo de São João del-Rei tem traçado críticas aos colegas.
Nesta quarta (6), a administração municipal publicou um vídeo onde divulga novas ações de prevenção a infecção de Covid-19 na cidade. No entanto, em determinado momento do comunicado audiovisual, o interlocutor alfineta os prefeitos de municípios vizinhos.
“AS PREFEITURAS DA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES, QUE DESEJAM FAZER UMA AÇÃO SOCIAL COMO A PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI, DEVERIAM COMPRAR RESPIRADORES PARA DOAREM PARA A SANTA CASA, HOSPITAL E A UPA DE SÃO JOÃO DEL-REI, ONDE ESSAS PREFEITURAS DEPENDEM DO SISTEMA DE SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO. ENTÃO FAÇA AÇÃO SOCIAL, NÃO, AÇÃO POLÍTICA”
– Tovar Luiz, profissional da imprensa da Prefeitura de SJDR
Assista ao vídeo:
Relembre
Na superlive promovida pelo NG, no dia 27/4, para discutir os impactos da interiorização da pandemia de Covid-19 na região, os prefeitos e autoridades públicas presentes explicaram que, como a rede de saúde brasileira é organizada por regiões administrativas, um prefeito não pode tomar este tipo de decisão isoladamente, já que o impacto da decisão de um município afeta os demais.
“O que um município fizer vai impactar no outro. Nós estamos falando de uma população que vive de assistência de saúde conjunta”, afirmou o médico infectologista Hebert Fernandes, da secretaria de Saúde de Barbacena. “A gente não é contra flexibilização do comércio, nada disso, mas temos que fazer isso de forma segura. E neste momento, o nosso mandamento ainda é o isolamento, é manter o uso das máscaras”, acrescentou.
Nessa segunda (4), uma reunião entre os prefeitos dos 51 municípios que fazem parte da macrorregião Centro-Sul de Saúde terminou com a decisão de manter o distanciamento social nas cidades que compõem as microrregiões de Barbacena, São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.
Naquele dia, segundo fonte contatada pela reportagem do Notícias Gerais, “como a macrorregião ainda não está de toda preparada com os leitos necessários, não pudemos deliberar para avançar na flexibilização. Permanecemos da mesma forma, então”.
De acordo com pronunciamento feito por Nivaldo durante reunião da Câmara nessa terça (5), e com a assessoria da Prefeitura, São João del-Rei conta com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O recomendado pelo Ministério Público para avaliar a flexibilização do isolamento social, no caso são-joanense, são 36 leitos de UTI com respiradores.
Essa reunião da Câmara, que foi transmitida on-line, foi marcada por discussões e desentendimentos entre as autoridades quanto ao números para o combate à Covid-19. “Nós temos 32 respiradores, faltam quatro. 20 (leitos) já estão completo(s), mas os outros 16, eu estou esperando […]. Eu preciso arrumar mais quatro respiradores, eu comprei 20 e poucos, eu acho”, disse Nivaldo, demonstrando incerteza.
Em certo momento em que o secretário de Saúde do município, José Marcos Ferreira de Andrade, falava sobre a capacidade das unidades de saúde, Nivaldo chegou a interrompê-lo. “Não, não, está errado, deixa eu explicar”, cortou.
[…] PREFEITURA DE SJDR “DECLARA GUERRA” AOS PREFEITOS DA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES […]