

Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Durante coletiva de imprensa on-line nesta noite de segunda (1), autoridades da Saúde de Barbacena apontaram que os casos de Covid-19 confirmados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) não interferiram na avaliação em manter o município na onda branca do programa estadual “Minas Consciente”. No entanto, indicaram preocupação quanto ao relaxamento do isolamento social feito pela população da cidade e divulgaram mais pacientes com coronavírus.
Na percepção da secretária de Saúde, Marcilene Dornellas, Barbacena passa por um momento em que os moradores estão relaxando o isolamento social, prática recomendada durante a pandemia de Covid-19. “O resultado das aglomerações virá para o nosso boletim”, alerta.
Devido ao aumento dos casos de infecções humanas pelo novo coronavírus no município, e temendo o colapso do sistema de saúde, o Conselho de Saúde de Barbacena chegou a determinar, no dia 23 de maio, a suspensão do decreto que permitia a reabertura de parte do comércio, dois dias depois. O município, assim como todo o país, é considerado zona de transmissão comunitária.
Além de se tornar a primeira cidade em incidência de Covid-19 em Minas Gerais, o município também é ocupa a quarta posição na lista de cidades com mais casos no estado.
Covid-19 em Barbacena
Nesta segunda-feira (1), a cidade registrou mais cinco casos confirmados de Covid-19. Assim, já são 279 pacientes com a doença no município.
Seis pessoas estão internadas em leitos destinados à Covid-19 em Barbacena, sendo que, quatro delas, estão com o novo coronavírus.
De acordo com levantamento apresentado pelas autoridades do município, 90% dos hospitais da cidade tem caso positivos internados e 100% tem pacientes com suspeita da doença.
A média de tempo de internação desses pacientes, na cidade, varia entre 13 e 21 dias.