Agência Minas
O MG app, aplicativo do Governo de Minas, possui uma versão específica para atividades empresariais, o MG app – Empresas, que disponibiliza serviços como consulta a processos de abertura de empresas e alteração e extinção de interesse na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O aplicativo passa agora a oferecer também simulação de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Além de facilitar que micro e pequenos empreendedores consigam financiamentos do BDMG, a novidade ajuda a fomentar a economia no estado diante da crise agravada pela pandemia da Covid-19.
Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e diversos órgãos e entidades que prestam serviços para empresas, o aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis que tenham sistemas Android e iOS.
“A incorporação do serviço de simulação de crédito oferecido pelo BDMG é de grande relevância para o MG app – Empresas, principalmente no contexto atual da pandemia, em que as empresas têm demandado recursos”, descreve o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz.
Transformação digital
De acordo com o presidente do BDMG, Sergio Gusmão, a transformação digital tem mudado a interação entre as instituições financeiras e seus clientes. “No BDMG não é diferente. Fomos o primeiro banco de desenvolvimento do país a operar com uma plataforma digital, trazendo menos burocracia e mais agilidade na concessão do crédito para as micro e pequenas empresas”, salienta.
Para Gusmão, ter a extensão da ferramenta no aplicativo do Governo de Minas é uma forma de ampliar as opções do empreendedor. “Além da agilidade e segurança para o usuário, o app é uma janela que acaba trazendo todos os outros diferenciais de se contratar crédito no BDMG. O cliente não precisa adquirir outros produtos para ter seu financiamento aprovado, nem mesmo ter uma conta corrente, já que o banco não opera com correntistas”, acrescenta.
Nos primeiros seis meses deste ano, a instituição desembolsou mais de R$ 188 milhões para as micro e pequenas empresas e 98% dos atendimentos foram realizados por meio digital.
Outras funcionalidades
Além da novidade da simulação de crédito do BDMG, outras funcionalidades são disponibilizadas no aplicativo em parceria com diferentes órgãos estaduais. O diretor da Central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha, destaca o acesso ao Canal Simplifique, da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE).
“O empreendedor pode propor melhorias em normas e procedimentos do Poder Executivo estadual por meio da Ouvidoria, com objetivo de aprimorar o ambiente de negócios” explica Damião. A iniciativa faz parte do Programa Minas Livre para Crescer, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) com o apoio da OGE.
Minas Atende
O MG app – Empresas integra o Projeto Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, lançado em 2019, com objetivo de aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificar a prestação de serviços e torná-la mais ágil. Além do aplicativo, fazem parte os programas Alô, Minas! e o MG App – Cidadão.
O projeto atua em cinco frentes: a simplificação de procedimentos; a inovação nos serviços públicos, com foco na transformação digital de processos; a melhoria do relacionamento com o cidadão, aprimorando canais de atendimento e disponibilizando novas plataformas; a ampliação da cobertura de telefonia móvel para acessar os serviços on-line do governo; e o incentivo aos servidores dos órgãos e entidades a prestarem melhores serviços para os usuários.