Redação
Notícias Gerais
Na tarde desta quarta (7), a Prefeitura de São João del-Rei divulgou o edital para processo seletivo emergencial no site institucional. A intenção da seleção é preencher, temporariamente, 88 vagas dos seguintes cargos: engenheiro civil, engenheiro ambiental, médico veterinário, motoristas com carteira D, auxiliar administrativo, auxiliar de conservação de limpeza, auxiliar de serviços gerais, vigias, mecânicos de máquinas e veículos, operador de máquinas, oficial de serviços e agente social.
De acordo com o documento, disponível aqui, durante a seleção, dois pontos serão analisados: títulos de cursos relacionados à área de atuação e tempo de experiência na função. “A contratação será (por) prazo determinado ou até a realização do concurso público”, conforme consta no documento, que indica o período de seis meses, prorrogável por mais seis meses, a depender da administração municipal. As remunerações variam entre R$1.381,10 e R$3.930,39.
Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar as suas inscrições junto a comissão designada, que se encontrará na Sala da Secretaria de Administração, nos dias 22, 23 e 26 de abril de 2021, entre 8h30 e 15h30. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo próprio candidato ou por um procurador. Na ocasião, deverão apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida e assinada, original e cópia do documento de identidade e CPF, atestado de escolaridade exigido para o cargo, comprovante de endereço, comprovante de tempo de serviço nas funções, comprovante de cursos específicos relacionados à área de atuação.
A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no dia 27/4. Após determinado período para possíveis recursos, a convocação para contratação deve acontecer no dia 10/5, segundo informações do edital.
Relembre
O novo edital foi publicado pela atual administração municipal de São João del-Rei horas depois da Justiça considerar o novo organograma do Executivo como ilegal, conforme pediu o Ministério Público de Minas Gerais.
Entre as determinações judiciais, em caráter liminar e podendo haver recursos, estão a demissão de todos os profissionais contratados dentro do novo organograma da prefeitura e o impedimento de contratação de novos trabalhadores para esses cargos.
No dia 7/4, o Executivo chegou a divulgar o edital referente a um processo seletivo. Entretanto, em menos de 24 horas, foi emitido um comunicado – assinado pela secretária de Administração, Maria Sônia de Castro – suspendendo o edital temporariamente. Na ocasião, não foi apresentada uma justificativa para tal decisão.
Nesta semana, por sua vez, a Prefeitura de São João del-Rei obteve uma liminar junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendendo, também em caráter temporário, a decisão que classificou como ilegal o novo organograma da administração municipal são-joanense e determinou a exoneração de funcionários comissionados. Conforme publicado pela Kamila Amaral, da equipe de reportagem do Notícias Gerais, essa decisão é válida enquanto o processo não for julgado em definitivo em segunda instância. Esse julgamento ainda não tem data para ocorrer.
Em março, o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) divulgou a intenção de realizar novo concurso público.