Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria
Há alguns dias, Tatiana Nogueira, 35, estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del-Rei, precisou de máscaras para entrar na residência de dois idosos, respectivamente, de 84 e 77 anos. No entanto, não encontrou para comprar no comércio são-joanense.
Tentou também obter uma na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro em que mora, mas recebeu como resposta que não podiam fornecer tal material, visto a prioridade aos profissionais de saúde que estão atuando contra o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na região.
Foi aí que lembrou da sugestão do atual ministro da Saúde, Henrique Mandetta: confeccionar uma máscara de tecido como alternativa para a falta do equipamento de proteção individual. “Vendo que essa falta de suprimentos na cidade afetaria muitas pessoas, entendi que era necessário agir, mobilizando voluntários através das minhas redes sociais”, conta a estudante.
Tatiana revela que, até o momento, o projeto já reúne cerca de 50 voluntários. E explica o que pretende fazer com as máscaras produzidas: “serão distribuídas nas unidades de saúde da cidade, para que, após a triagem, o doente tenha a máscara para usar se for indicado”.
Para quem quiser ajudar
De acordo com Tatiana, a atuação voluntária varia conforme o andamento do processo de confecção das máscaras. Ela explica que a iniciativa possui cinco subdivisões: contribuição financeira ou doação de material; corte do tecido; costura das máscaras; higienização e embalagem, além de logística.
Para participar da equipe, você pode entrar em contato pelo número (32) 9 9840-6569 ou entrar diretamente no grupo do projeto no WhatsApp por meio do link disponível aqui.