

Redação
Notícias Gerais
2 de Julho de 2010, Joanesburgo, África do Sul. Já se passavam 30 minutos do segundo tempo quando Edinson Cavani sai de campo para a entrada de Sebastian Abreu. Ou melhor dizendo, Loco Abreu. E na mais pura loucura que aquele jogo corria, quis o destino que a quinta cobrança dos pênaltis entre Uruguai e Gana, fosse decidida pelo camisa 13. Em puro delírio, em uma quartas de final de Copa do Mundo, Loco dá uma cavadinha e marca seu nome na história do futebol mundial.
Essa é a cena mais emblemática da carreira do atacante de 44 anos, ídolo do Botafogo e recordista mundial por defender o maior número de clubes profissionais. Agora, Abreu soma mais uma camisa em sua coleção: a do Athletic de São João del-Rei. O time mineiro será o 30° clube da carreira do atacante, ativo profissionalmente desde 1996.
Sonho antigo da diretoria do Esquadrão de Aço, Abreu chega ao Athletic num momento ímpar do clube, que retorna à primeira divisão estadual após 50 anos. O atacante estava no Boston River do Uruguai, atuando como técnico e jogador.
Em entrevista à Rádio São João, Fábio Mineiro, gerente de futebol do clube, confirmou a chegada do veterano, que desembarca no Brasil na próxima segunda (8), e deverá ser apresentado na terça feira (9), no Estádio Joaquim Portugal. Para realizar a contratação, o Athletic deve contar com o aporte de três empresários de São João del-Rei.
“É o Rei da Cavadinha, é o Loco Abreu”
Se depender da confiança da torcida, Loco Abreu tem tudo para dar certo. Pouco após a confirmação da contratação, já circulava em grupos do Whatsapp o Funk do Loco Abreu, uma versão adaptada do hit “Talarica” do DJ Rennan da Penha e MC 2Jhow.
O autor da versão é o MC Tico, funkeiro de São João del-Rei e membro da Torcida Organizada Esquadrão de Aço. Procurado pelo Athletic na noite anterior ao anúncio da contratação, Tico comenta que em 5 minutos fez o freestyle e já foi passando pro papel para não perder a ideia.
“Eu vejo essa contratação muito boa não só para o Athletic, mas também pra cidade. Pra cidade estar sendo mais vista no mapa. Aqui não é só uma cidade histórica, a “cidade dos sinos”, aqui também é a cidade do futebol, cidade da música.”
Preparação e montagem do elenco
Desde 11 de Janeiro, o Athletic vem fazendo a sua pré-temporada. De lá pra cá, o clube anunciou a permanência de 11 jogadores que estavam no plantel que conseguiu o acesso, promoveu quatro atletas das categorias de base, e anunciou outras nove contratações, além da chegada de Loco Abreu.
Entre essas contratações se destacam os nomes de Gabriel Galhardo (irmão de Thiago Galhardo, jogador do Internacional) e o volante Christian, são-joanense revelado nas categorias de base do América MG.