

Guilherme Guerra
Especial para o Notícias Gerais
Emoção e bola na rede não faltaram na manhã de domingo pela 9ª rodada do Mineiro. O Athletic foi até Uberlândia e venceu os donos da casa por 3×2, em um jogo disputado do início ao fim. A vitória passou pelas mãos do técnico Gustavo Brancão e pelos pés de Cassiano, recém-chegado ao clube, e do estreante Walace Lalado, autor dos dois últimos gols. Com a vitória no Parque do Sabiá, o Esquadrão vai a 12 pontos, volta temporariamente ao G-4 e diminui as chances de queda para o Módulo 2.


O jogo
Mandante na partida, o Uberlândia vinha de vitória importante contra a Caldense, em Poços de Caldas. Com 10 pontos somados, e ocupando a sétima colocação, o time verde e branco buscava a vitória para seguir na briga por uma vaga nas semifinais e afastar de vez as chances de rebaixamento. Waguinho Dias, técnico do Uberlândia, não pôde contar com Marcão e Nailson, que estavam suspensos e não foram a campo.
Já o Athletic, que vinha de três derrotas consecutivas, buscava se reabilitar no campeonato e distanciar do Z-2. Após a última partida, Cícero Júnior foi demitido do comando técnico, que foi substituído por Gustavo Brancão, já conhecido no Esquadrão de Aço. O goleiro Lee, os laterais Nathan e Michel, e o atacante Willian Jr foram vetados pelo departamento médico e não viajaram com o grupo.
Primeiro tempo agitado
O jogo começou movimentado, com as equipes se revezando nas tentativas de gol. E assim se manteve, já que nada além da vitória importava para os dois times. Aos cinco minutos, após cruzamento de Henrique Ávila, um jogador do Uberlândia subiu e cabeceou para o gol. Renan Pastre já estava rendido e só acompanhou com o olhar a bola indo pra fora. A resposta do Athletic veio com William Mococa, que recebeu na esquerda e bateu rasteiro. George foi ao chão e fez a defesa em dois tempos.
Minutos após, mais uma bola perigosa do Uberlândia: Reis botou pra correr na esquerda, deixou Rayan para trás e cruzou rasteiro. O zagueiro do Athletic viu a movimentação na área e sinalizou para Sidimar, que deu o carrinho e interceptou, quase marcando contra.
No lance seguinte, o Athletic chegou de novo no gol do Uberlândia: após receber passe de letra de William Mococa, Ingro finalizou de fora d’área, à meia altura, no meio do gol.
Gol e pressão do Athletic
Aos 18 minutos o Athletic abriu o placar. Christian recebeu a bola e enxergou Cassiano avançando livremente. O camisa 17 conduziu, foi pra cima do marcador, tirou pro lado e encheu o pé direito: 1×0 para Athletic e primeiro gol de Cassiano, recém chegado ao Esquadrão.
O Athletic poderia ter ampliado o marcador em outras duas oportunidades. Novamente pela direita, Cassiano finalizou rasteiro no canto direito do goleiro, que fez a defesa em dois tempos. Logo depois, Christian recebeu cruzamento por elevação, dominou sozinho na área e bateu pro gol, parando em bela defesa de George.
Quem não faz, toma
Os mandantes não se intimidaram com o gol sofrido e partiram pra cima. Aos 33 minutos, Luizinho pegou uma bola que sobrou na área e emendou para o gol. Renan Pastre fez a defesa e salvou o Athletic. Dois minutos depois, após confusão na área athleticana, Wandinho recebeu cara a cara com Renan e deslocou o goleiro, batendo de perna direita. Gol de empate do Uberlândia e balde de água fria no Athletic.
No retorno do segundo tempo, virada do Uberlândia
O segundo tempo mal havia começado, quando Joazi invadiu a ponta direita e cruzou para Henrique Ávila – sozinho na área – tocar pro gol e fazer 2×1. A vantagem dos mandantes quase foi ampliada seis minutos depois, quando Wandinho finalizou dentro d’área e parou em boa defesa de Renan.
A força que veio do banco e o estreante decisivo
Com o revés parcial, Gustavo Brancão mexeu no time buscando sangue novo e promoveu as entradas de Fernando, Alasson e Walace Lalado. As mudanças surtiram efeito imediato e o Esquadrão quase empatou em duas oportunidades. Na primeira, Christian finalizou da entrada da área, rasteiro, e a bola passou raspando na trave. Na sequência, George foi testado à queima roupa e salvou o que seria o empate.
De tanto pressionar, aos 32 minutos, enfim saiu o empate: após trama alvinegra, Walace Lalado- que fazia sua estreia no Athletic – invadiu a área e bateu de perna esquerda, para empatar o jogo no Parque do Sabiá. Após o gol, Gustavo Brancão ainda fez as duas últimas substituições: Igor Nunes na vaga do amarelado Christian, e Vitinho no lugar de Mococa.
O Athletic era só pressão quando aos 37, Igor Nunes encheu o pé e George salvou o Uberlândia. 5 minutos depois, nem George, nem nenhum outro jogador do Uberlândia foi capaz de evitar a vitória do Athletic. 42 minutos se passavam, quando Vitinho brigou pela bola e recuperou a posse na ponta direita. O camisa 97 ergueu a cabeça e tocou para Lalado bater de perna esquerda, fazer seu segundo gol na partida e decretar os 3 pontos para o time de São João del-Rei.
Fala, professor!
Após o triunfo fora de casa, Gustavo Brancão exaltou seu elenco e comentou sobre a vitória. Confira:
Sequência da competição
No próximo domingo, o Uberlândia recebe o Tombense no Parque do Sabiá, às 10h. Já o Athletic viaja até Poços de Caldas para enfrentar a Caldense, às 19h do próximo sábado.
Ficha do jogo:
Uberlândia: George, Joazi, Anderson Penna, Eduardo Thuram, Henrique Ávila; Luanderson (Mailson), Felipe Recife (Franco), Wandinho (Gilmar), Daniel Costa; Luizinho, Reis (Daniel). Técnico: Waguinho Dias.
Athletic: Renan Pastre, Diego Fumaça (Fernando), Rayan, Sidimar, Danilo, Christian (Igor Nunes), Gabriel Galhardo (Walace Lalado), Silvano, William Mococa (Vitinho), Cassiano (Alasson), Ingro. Técnico: Gustavo Brancão.
Gols: Cassiano (18/1T), Wandinho (35/1T), Henrique Ávila (02/2T), Walace Lalado (32/2T e 42/2T)
Cartões Amarelos: Uberlândia: Franco. Athletic: Christian, William Mococa, Gustavo Brancão.
Arbitragem: Antônio Márcio Teixeira da Silva (árbitro), Marcyano da Silva Vicente, Rodney Faria Lima (auxiliares). Wagner Ferreira de Souza (quarto árbitro).