

Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
Barbacena apresenta saldo negativo na criação de novos postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta (27). O cenário é alarmante, visto o momento de pandemia e o declive na economia do país. Em 2020, o município marca um saldo negativo de menos 816 contratações. Ao longo do ano, foram 5.008 admissões e 5.824 desligamentos.
Por outro lado, o último mês trouxe um suspiro para a população barbacenense. De acordo com o Cadastro, no mês de outubro o saldo foi positivo, com um total de 689 admissões e 593 desligamentos. Com isso, são 96 novos cargos preenchidos no mercado.
Situação microrregional é variável
Ao contrário da cidade polo, a maior parte dos municípios da microrregião de Barbacena encerram um ano com um saldo positivo. Antônio Carlos, Alfredo Vasconcelos, Capela Nova, Carandaó, Cipotânea, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugurio e Senhora dos Remédios abriram novas vagas no mercado de trabalho e aumentaram as contratações.
Já Alto do Rio Doce, Desterro do Melo, Santa Rita de Ibitipoca e Santana do Garambeú aumentaram significativamente o número de desempregados no município, fechando o ano de 2020 com saldos negativos.
Abaixo de Barbacena, Antônio Carlos, com estimativa de 11.459 habitantes, é o município que traz os dados mais expressivos, quando comparado ao tamanho da população. O saldo anual é de 62 novas contratações. Somente no mês de outubro, houve 60 novas admissões e 28 desligamentos, fechando com um saldo positivo de 32 novas vagas de trabalho.
Diferente de Antônio Carlos, a cidade de Alto do Rio Doce, que tem população estimada de 10.859 moradores, tem uma perda de 48 postos formais de trabalho, estando com saldo negativo. Os números referentes ao mês de outubro também indicam o saldo negativo: houve menos seis vagas. Ao total, no último mês, o município teve cinco admissões e onze desligamentos.
O Caged
O Caged foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime das Leis de Trabalho (CLT) brasileiras. É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas e outros programas sociais. Os números não contemplam os trabalhos informais.