

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Nesse sábado (20/02) por volta de 11h da manhã, uma equipe de bombeiros compareceu à Rua José Luiz de Medeiros, no bairro João Paulo II, em Barbacena onde uma moradora de 42 anos avistou uma cobra que estava embaixo de um tanque, no quintal de sua residência. Os bombeiros verificaram que se tratava de uma cobra da espécie boipeva, de aproximadamente 1,20mm que estava enrodilhada debaixo de um tanque. Com o uso de um gancho para captura de serpentes, eles conseguiram capturar o réptil, acondicionado-o em uma caixa apropriada levando até a Companhia de Meio Ambiente.
Segundo o sargento Wallace, que comandou as operações, a cobra boipeva (Xenodon merremii) apesar de aparência extremamente perigosa, possuindo o corpo escamoso e achatado, não é peçonhenta, porém orienta as pessoas a tomarem bastante cuidado com limpeza das residências.
Na manhã de domingo (21/02), os bombeiros de Barbacena compareceram à Rua Geraldo Alvim, no bairro João Paulo II, onde um morador deparou com uma cobra cascavel no quintal de sua residência. Com o uso de um gancho para captura de serpentes, os bombeiros conseguiram capturar a cascavel, que se encontrava com um ferimento na região da barriga, sendo encaminhada à veterinària para melhores avaliações.
SAO JOAO DEL-REI
Na manhã desse domingo (21/02) os bombeiros compareceram em uma casa no bairro Felipe Marchetti em São João del-Rei, onde o morador de 42 anos avistou também uma cobra da mesma espécie (boipeva) situada no interior de sua residência. A cobra foi capturada e os bombeiros levaram-na para um local isolado e distante das áreas urbanas.