Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
Antônio Claret, de 36 anos, publicou no final de dezembro de 2020, o livro “Conhecer Barroso: subsídios para a história recente do município”. A obra compila seus artigos publicados em um jornal barrosense, ao longo dos dez anos em que foi colunista do veículo.
Formado em Relações Internacionais e Ciências Sociais, ele é doutor pela PUC Minas e Universidade de Oxford, na Inglaterra. Apesar da passagem pelo exterior, Antônio firma suas raízes na cidade de Barroso, a qual é nascido e criado. No último ano, ele chegou a pleitear o cargo de prefeito da cidade, ficando em segundo lugar.
“Nesse tempo fora, nunca deixei de participar da vida política, social e cultural de Barroso. […] No ano de 2020 enfrentei o principal desafio da minha vida até aqui: fui candidato a prefeito da minha cidade”, comenta à reportagem.
Conhecendo Barroso
A obra reúne cerca de 100 artigos publicados, pelo autor, no jornal Barroso em Dia e na Rádio Globo, desde o ano de 2011. “O propósito sempre foi o de compreender e refletir sobre os principais problemas, nas mais diversas áreas, enfrentados pela sociedade de Barroso e região nesta segunda década do século XXI”, afirma.
O livro aborda temas diversos como: cultura, economia, comportamento, sociedade, violência, drogas, desenvolvimento humano, educação, esportes, urbanismo, meio ambiente, religião, história, entre outros.
“Para conhecer Barroso e região é preciso saber transitar do micro ao macro, conhecer as histórias e tradições do povo, seus modos de vida, mas também a forma como a cidade e a sua gente se inserem na região, no estado, no país e no mundo”, enfatiza Antônio.
O fio condutor da obra é a busca incessante pelo desenvolvimento humano e por mais qualidade de vida. Entre uma linha e outra, transparecem o olhar atento, a visão humanista e também caminhos e soluções criativas e inovadoras para problemas complexos e há muito tempo presentes nas nossas sociedades.
Serviço
O livro está à venda em todas as plataformas de compras digitais. Para os moradores de Barroso e região, recomenda-se entrar em contato pelas redes sociais do autor – Facebook e Instagram.
À reportagem, Claret indica que as vendas realizadas diretamente pelas redes sociais serão revertidas integralmente para as instituições filantrópicas da cidade, como o Lar Nossa Senhora de Fátima.