Início Gerais Política CANDIDATO À PREFEITURA DE BARROSO É ACUSADO DE PLÁGIO

CANDIDATO À PREFEITURA DE BARROSO É ACUSADO DE PLÁGIO

O vereador Anderson de Paula (à esquerda na foto) é acusado de plágio pelo o administrador Antônio Claret (à direita). Ambos são candidatos à Prefeitura de Barroso.
(Fotos: divulgação / Montagem: Notícias Gerais)

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais

O candidato à Prefeitura de Barroso, Antônio Claret (Rede), acusa a candidatura do concorrente, Anderson de Paula (DEM), de plagiar partes do respectivo plano de governo de um ex-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O vídeo com a denúncia foi divulgado no início da madrugada desta quarta (28).

Conforme a denúncia, as propostas de Anderson, que atualmente ocupa uma cadeira na Câmara dos Vereadores da cidade, teriam sido parcialmente copiadas do plano de propostas do atual deputado estadual João Leite (PSDB) – que concorreu nas eleições municipais de 2016 à administração municipal da capital mineira. À época, Leite perdeu, no segundo turno, para Alexandre Kalil (PSD).

O NG leu os planos de Anderson de Paula e João Leite. Algumas semelhanças podem ser percebidas no início dos cadernos de propostas: em ambos, está presente uma citação atribuída ao ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek. “É audácia, sim, mas aliada a uma visão de futuro”, leia-se.

Em seguida, na apresentação, são identificados outros pontos parecidos: enquanto no plano de Leite, consta o tópico “Humanizar a cidade, cuidar das pessoas”; no documento do candidato barrosense, existe “Humanizar Barroso, cuidar das pessoas”. Neste trecho, há algumas frases iguais por inteiro e outras com diferenças.

Quanto as pontos que norteiam as propostas, também existem questões parecidas: os dois planos de governo são divididos em três eixos estratégicos.

No documento apresentado pela candidatura de Anderson, os eixos são nomeados como “Barroso Cuidadora”, “Barroso Dinâmica” e “Barroso Eficiente e Transparente”. Já no arquivo do ex-candidato à prefeitura belo-horizontina, eram: “Cidade Cuidadora”, “Cidade Dinâmica” e “Cidade Transparente”. Confira.

Entre as propostas destinadas ao setor de Saúde, existe uma semelhança: no plano do candidato de Barroso, há a intenção de criar o serviço “Rede Cuidando” “para o monitoramento individualizado da saúde das pessoas, a partir de uma ferramenta que permite à prefeitura atuar ativamente na promoção da saúde individual, lembrando as pessoas da necessidade de marcação de exames, consultas de retorno e vacinação, conforme o perfil de cada usuário do sistema”.

Já entre as propostas do ex-candidato à administração da capital mineira, existia o interesse em “criar o criar o serviço Rede Cuidar para o monitoramento individualizado da saúde das pessoas, a partir de uma ferramenta que permite à prefeitura atuar ativamente na promoção da saúde individual, lembrando as pessoas da necessidade de marcação de exames, consultas de retorno e vacinação, conforme o perfil de cada usuário do sistema”.

Entre os tópicos voltados à Segurança, outros trechos que coincidem ou são parecidos. Os dois programas citam um “programa Territórios da Luz” que “visa a intervenção urbanística em áreas prioritárias de ocorrência policial”.

Um “programa de intervenção estratégica e proteção social” também está presente em ambos os documentos: no plano do candidato de Barroso, sob o nome de “Se Liga!”, enquanto no do ex-candidato de Belo Horizonte, “Tá Ligado!”.

“Trama política eleitoral”

O NG entrou em contato com a equipe da candidatura de Anderson, que tem o Eduardo Pinto (Cidadania) como indicado ao cargo de vice-prefeito. Por meio de nota, eles citam que a acusação “se trata de uma trama política eleitoral”. Confira a nota, na íntegra.

“Ao Notícias Gerais: optamos por não nos manifestar por entendermos que se trata de uma trama política eleitoral de nossos adversários, baseada em mentiras e distorções, e que tenta envolver parte da imprensa como um meio para divulgação desta armação”.

NG reafirma trabalho apartidário

A direção, bem como a edição, do portal Notícias Gerais, por sua vez, reafirma a atuação apartidária dos seus colaboradores envolvidos na cobertura da corrida eleitoral do pleito de 2020.

O trabalho da equipe do NG é baseado em pilares do jornalismo – tais como, por exemplo, o foco aos ocorridos factuais e a oportunidade de fala aos citados. O respeito às fontes – sejam elas institucionais, pessoas físicas ou constituídas por dados públicos – também é vigente.

Os dois planos de governo utilizados nesta reportagem estão disponíveis junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser consultados e analisados pelos leitores do portal.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela reportagem, pois os veículos de comunicação da nossa cidade não postaram nada. Uma vergonha pra cidade.

  2. Vergonhoso! No mínimo um descaso com a cidade. Não tiveram o trabalho de pensar nada específico, copiaram na cara dura. Papel ridículo!

  3. Uma vergonha, se dizem experientes e não são capazes de elaborar um plano de governo, só agem com a mentira, não respeitam o povo…parabéns ao pessoal da NG por divulgarem o ocorrido abrindo assim o olho dos eleitores e pensarem bem na hora de votar….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui