Agência Sebrae de Notícias
O Sebrae Minas, em parceria com a Escola Estadual Duque de Caxias e a Selaria Merson Couros, desenvolveu o projeto inovador Jovens Seleiros, a fim de qualificar novos profissionais, oferecer aos jovens uma oportunidade de emprego e renda e combater a evasão escolar, mantendo também a tradição de produção de selas na cidade.
O objetivo do projeto é formar profissionais capacitados para atuar nas selarias locais, promovendo a cultura empreendedora entre os jovens e o desenvolvimento socioeconômico de Dores de Campos. Os estudantes terão aulas práticas e teóricas de empreendedorismo e do ofício de seleiro.
Tradição em selaria
Considerada a Capital Mineira da Selaria, a cidade de Dores de Campos possui cerca de 170 empresa do ramo e pouco mais de 10 mil habitantes. A atividade de selaria é responsável por absorver 75% dos trabalhadores do município. As selas e os acessórios de montaria são exportados e enviados para todo o país. A produção, que teve início entre os anos de 1835 e 1840, cresceu com o lugar e ganhou qualidade e fama.
A pandemia da Covid-19 trouxe aumento na procura pelos produtos das selarias, já que muitas pessoas têm buscado praticar atividades ao ar livre e fora das aglomerações. A grande demanda, porém, impactou nas empresas da cidade, que não têm mão de obra especializada suficiente para a produção das selas.
“Não existe hoje um curso profissionalizante para seleiros no município. Nosso objetivo, portanto, é gerar mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, incentivar os jovens a continuarem os estudos ou voltarem para a escola. A cidade nunca produziu tanto e, agora mais do que nunca, precisa de novos profissionais qualificados”, ressalta a analista do Sebrae Minas Kenia Floret.
A primeira turma do Projeto Jovens Seleiros conta com um grupo de 15 alunos dos 2⁰ e 3⁰ anos do ensino médio da Escola Estadual Duque de Caxias. O próximo grupo tem previsão de iniciar em abril de 2021.
Projeto de Selarias do Sebrae Minas
Desde 2018, o Sebrae realiza o projeto de Desenvolvimento do Segmento de Selarias de Dores de Campos, que tem como objetivo melhorar a gestão dos negócios e da produção, reestabelecendo a confiança entre as empresas da região e os compradores e resgatando a imagem dos produtos de couro produzidos na cidade. A ação tem como foco um melhor nível de gestão das empresas, com o intuito que elas primem pelo bom atendimento ao cliente, com ganho de competitividade e lucratividade.
Para saber mais sobre as soluções do Sebrae Minas, acesse a Biblioteca Digital.