

Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Segundo as autoridades de Barbacena, os casos de Covid-19 confirmados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) não foram levados em consideração na decisão de manter a cidade na onda branca do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. A informação foi dada durante coletiva de imprensa on-line nesta noite de segunda (1).
Na última semana, Barbacena se tornou a primeira cidade mineira em incidência de casos de Covid-19, após 204 dos 507 alunos da Epcar testarem positivo para a doença. O número de casos na cidade cresceu significativamente após a testagem dos estudantes, realizada antes da liberação dos discentes, conforme orientação do Ministério Público Federal (MPF).
Na quinta (28), houve uma reunião com as autoridades das macrorregiões Centro-Sul e Norte para reavaliar o cenário do novo coronavírus na região. As cidades podem progredir ou recuar no “Minas Consciente” de acordo com a situação epidemiológica e as avaliações que são feitas periodicamente.
“Os casos (da Epcar) aparecem no boletim, mas não vão impactar na nossa análise para fazer estudo mais detalhado pra ver se a gente avança ou se a gente regride”, esclarece o prefeito de Barbacena, Luis Álvaro (PSB).
Já a secretária de Saúde, Marcilene Dornellas, aponta que os casos podem impactar na região nos próximos dias, mas que a maioria dos infectados na Epcar eram jovens saudáveis. “Não podemos tomar (em consideração) um jovem igual a alguém com comorbidade”, complementa.
Neste sábado (30), a prefeitura de Barbacena informou que, após análise, a cidade permanece na onda branca. Assim, comércios não essenciais, considerados de baixo risco, estão autorizados a funcionar.
O prefeito de Barbacena ainda indica que a próxima reunião para reavaliar a situação epidemiológica da região está marcada para o dia 15/6, daqui a 14 dias.
[…] CASOS DE COVID-19 NA EPCAR NÃO FORAM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO NA DECISÃO DE BARBACENA CONTINUAR N… […]