Carol Rodrigues
Notícias Gerais
O número de casos notificados de Covid-19 em São João del-Rei subiu para 194, de acordo com boletim epidemiológico desta terça-feira (14). A cidade teve seis novas notificações nas últimas 24h. Três casos já estão confirmados e estão curados.
Três pacientes seguem internados suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, dois deles na Santa Casa de Misericórdia e um no Hospital Nossa Senhora das Mercês. Uma pessoa – que estava internada na Santa Casa até ontem – recebeu alta da internação.
Ainda estão em investigação o óbito de duas pessoas, por suspeita de Covid-19. Um homem com idade entre 65 a 70 anos, que faleceu no dia 8/4 por Síndrome Respiratória Aguda Grave e uma mulher, com 85 a 90 anos, falecida no dia 10/4. O sistema de saúde da cidade aguarda resultado dos exames.
Ao todo, 44 pessoas já testaram negativo para a doença e outras 10 tiveram material coletado para análise e esperam resultado. Como os exames são feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, a conclusão pode demorar de 7 a 10 dias.
Na cidade, existem 134 pessoas consideradas suspeitas de Covid-19 que não fizeram o teste. A recomendação é do Ministério da Saúde, que prevê coleta somente em casos graves ou para profissionais da saúde. Mesmo assim, esses pacientes são acompanhados pelos trabalhadores das unidades de saúde.
Ações preventivas
A Prefeitura de São João del-Rei continua realizando na cidade a higienização sanitária de diversos locais. O objetivo é conter a transmissão da Covid-19.
Além disso, também estão sendo reforçadas as barreiras sanitárias no município. Ações educativas e informativas são realizadas nos trevos de acesso à São João del-Rei.
Recomendações
A orientação dada pela Prefeitura, de acordo com Ministério da Saúde, é que só procure atendimento pessoas com sintomas como febre ou dificuldade respiratória. O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta, de 7h às 16h. Caso a pessoa apresente sintomas no final de semana, a recomendação é que se procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A UPA recebeu reforço médico e equipe de retaguarda e agora conta com local adequado para atendimento de pessoas com suspeitas de Covid-19.