Início Opinião Artigos CIDADE INVISÍVEL: ENTENDA A SÉRIE QUE RESGATA AS LENDAS DO BRASIL

CIDADE INVISÍVEL: ENTENDA A SÉRIE QUE RESGATA AS LENDAS DO BRASIL

Foto: Divulgação

Lorena de Faria *

Há quanto tempo não pensamos na Cuca ou no Saci com suas peripécias, no Curupira ou na Iara com seu encanto? Nós temos apenas as boas lembranças da escola com seus trabalhos sobre folclore, das músicas desses personagens que eram cantadas, das histórias contadas ou daquele programa da hora do almoço que todos amavam assistir, o famoso
Sítio do Pica Pau Amarelo. Essa série então veio de uma forma extraordinária nos recordar dessa cultura tão gostosa que tinha ficado apenas em nossas lembranças.

A trama 100% brasileira, criada por Carlos Saldanha enxergando uma grande oportunidade no roteiro e acertou em sua aposta, foi lançada em 5 de fevereiro de 2021, e não saiu do top 10 por semanas na Netflix, seu streaming original. Estavam todos comentando sobre a série, e quando foi anunciado o primeiro trailer, as expectativas do público foram no alto e, em minha visão, foram incrivelmente atendidas.

Cidade Invisível tem apenas uma temporada com sete episódios, com um grande potencial para uma segunda. A série conta a história de Eric (Marco Pigossi), um detetive ambiental de uma cidade do Rio de Janeiro, que de forma inesperada perde sua esposa. Inconformado, começa a investigar o caso e a coletar provas e, ao longo da busca, Eric se depara com pistas curiosas, que o atormentam, levando-o a se envolver ainda mais com a situação.

“Por mais que ele não queira acreditar, tem uma razão muito especial para explicar o que está acontecendo que o fará questionar tudo em que acredita. O detetive começa a perceber que as lendas folclóricas não são apenas lendas, e que a morte de sua esposa tinha sido apenas a ponta do iceberg.

De acordo com Carlos Saldanha, a série foi um resgate de nossas raízes e o objetivo seria mostrar como são essas entidades e, se elas de fato existissem em nosso mundo, quais seriam seus anseios e medos, o que passaria na cabeça delas, o que iriam querer. Então resolveu brincar com essas possibilidades e acrescentou um pouco de mistério à obra para que ganhasse mais ação.

Quando soube da produção, confesso que fiquei com o pé atrás, mas logo que assisti o primeiro trailer, minha concepção mudou rapidamente, encontrava-me ansiosa para o lançamento. Procurei não pesquisar nada sobre para não correr o risco de ver o tão odiado spoiler, e para assistir com uma digna primeira impressão, e foi uma experiência incrível.
Além de ter uma narrativa envolvente, o que me chamou a atenção foi a trilha sonora se encaixando perfeitamente na cena e com a personalidade dos personagens, e também não podemos esquecer da fotografia espetacular da série.

Dito isto, convido a todos vocês, amantes de séries, a relembrar dos personagens sobre os quais crescemos ouvindo histórias, com uma visão totalmente diferente e, para melhorar, envolvidos em um suspense de palpitar o coração.

* É estudante de Comunicação – Jornalismo da UFSJ e produziu este texto sob a orientação do professor Paulo Caetano, durante a disciplina remota de Produção Textual.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui