Wanderson Nascimento*
Notícias Gerais
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulgou, nesta semana, o relatório retificado dos dados dos índices definitivos do ICMS Solidário – Critério Esportes com a listagem dos municípios habilitados e as pontuações referentes ao ano-base 2019.
De acordo com a Sedese, a retificação ocorreu devido ao envio, pela Fundação João Pinheiro (FJP), de novos dados da Receita Corrente Líquida (RCL) per capita dos municípios mineiros. As cidades contempladas receberão os recursos ao longo deste ano.
Diversas cidades da região estão entre os primeiros do ranking, que tem, ao todo, 412 municípios que pontuaram. São João del-Rei aparece em 3º no ranking geral; Prados vem logo em seguinda, em 4º; Santa Cruz de MInas em 13º, seguido por Resende Costa, Dores de Campos e Barroso (14º, 15º e 16º respectivamente); Lagoa Dourada aparece em 19º e Carandaí em 21º. Confira, abaixo, os 30 primeiros.
Barroso aparece na 16ª colocação, com 5350,5 pontos. O município apresentou um grande crescimento no ranking, uma vez que nos três anos anteriores figurava apenas nas posições 74º (2016), 71º (2017) e 65º (2018), saltando de pouco mais de R$ 18 mil em recursos para uma projeção de mais de R$ 180 mil a serem recebidos em 2021, ou seja, mais de 10 vezes a mais.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer à época, Rosimauro Fonseca, esse crescimento é fruto de muito trabalho, não apenas na organização do trabalho administrativo para comprovação das atividades, mas principalmente na prática, com incentivo e realização de eventos esportivos das mais variadas modalidades e abrangendo diversos públicos.
“No período que estivemos à frente da gestão do esporte no município, realizamos inúmeras atividades que transformaram e revolucionaram o esporte em Barroso, o que certamente afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida da população. Um exemplo são as corridas de rua e também de trilha. Depois de alguns anos sem ter a nossa mais tradicional prova, que é a Corrida de Sant’Ana, ressuscitamos o evento, que teve grande crescimento, passando de 23 inscritos barrosenses em 2017, que foi a primeira edição que realizamos, para mais de 70 em 2019, que foi a nossa última edição presencial. Outro exemplo foi a RTR, corrida de trilha realizada em 2020 com a presença de 400 atletas de várias regiões e até de outros estados, algo inédito em nossa cidade. Sem contar as diversas competições de futebol, futsal, vôlei e outras modalidade”, destaca.
Para acessar os novos dados da RCL per capita, clique aqui. Para acessar o Relatório Definitivo retificado, clique aqui.
Municípios aptos ao ICMS Esportivo 2020
Também já está disponível a relação provisória de municípios habilitados para participarem do ICMS Esportivo – Ano base 2020. Na lista, divulgada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), constam 372 municípios que comprovaram o pleno funcionamento de seus Conselhos Municipais de Esporte, nos termos da Lei nº 18.030/2009, do Decreto nº 45.393/2010 e da Resolução Sedese nº 57/2019.
Para acessar a lista completa clique aqui.
*Com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – MG (Sedese)