

Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
Na tarde desta quinta-feira (17), 25 coletivos e instituições sociais são-joanenses protocolaram, junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, uma carta cobrando respostas da administração municipal. As perguntas se referem ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O município de São João del-Rei é responsável pelo atendimento dos quatorze municípios de sua microrregião. Como já publicado pelo Notícias Gerais, a cidade apresenta o maior índice de contágio pelo coronavírus registrado desde o início da pandemia, em março deste ano. Até esta quinta, já foram registrados 1.600 casos confirmados e 31 mortes relacionadas a doença.
“Perguntamos qual foi a última vez que o prefeito se reuniu com outros gestores para essa negociação? Quais medidas para reduzir o contágio por coronavírus estão sendo tomadas em parceria com os municípios vizinhos? Como tem sido realizada a vigilância dos pontos comerciais se a prefeitura de São João del Rei insiste em mantê-los abertos, mesmo com todos os indicadores que nos posicionaram na ‘onda vermelha’?”, questionam os coletivos e instituições no documento.
A carta também pergunta sobre a organização dos serviços de saúde que, mesmo com o aumento do número de diagnosticados com o coronavírus, não apresentou um aumento no quadro de profissionais. “O que vemos é o centro de triagem com filas cada vez maiores e profissionais esgotados, o que significa maior risco de contágio da população e desses profissionais.” acrescentam.
Confira a carta na íntegra: