Início Gerais Cotidiano COMERCIANTES DE BARROSO AMEAÇAM ABRIR AS PORTAS NESTA TERÇA (16)

COMERCIANTES DE BARROSO AMEAÇAM ABRIR AS PORTAS NESTA TERÇA (16)

Foto: Prefeitura de Barroso / arquivo.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Um grupo de empresários e comerciantes da cidade de Barroso ameaça desrespeitar o lockdown imposto pela onda roxa do programa Minas Consciente e abrir seus comércios à revelia das determinações de Estado e Prefeitura. Apesar dos alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de cientistas diversos sobre a eficácia do isolamento social, eles acreditam que liberação das atividades econômicas não possui relação com o avanço da pandemia.

Em carta divulgada nas redes sociais na semana passada, os empresários afirmavam que “a partir do dia 13 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Barroso de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF)”. 

No entanto, em reunião com o prefeito de Barroso, no último sábado (13), concordaram em manter os estabelecimentos fechados nesta segunda (15), enquanto o executivo municipal analisava os pedidos da categoria. No entanto, a previsão é de que o comércio reabra as portas nesta terça (16) mesmo sem autorização do poder público. 

Dulcimara Mônica de Souza, empresária, afirma que cerca de 90% dos comerciantes da cidade aderiram ao movimento. Eles acreditam que o comércio não é vetor de contágio da Covid-19; é o setor que está sendo punido, mas não é o que mais contagia.  

“Estamos nos mobilizando para tentar flexibilizar esse lockdown na cidade, essa onda roxa. A nossa intenção não é tirar o poder do prefeito, até porque parece que foi arbitrária a ordem do governador, só que algumas cidades aí ao redor (do estado) conseguiram não seguir o lockdown. Então nós queremos descobrir porquê eles conseguiram furar (o lockdown) e se eles conseguiram nós também queremos que (Barroso) fure”, explica Souza. 

O grupo está em conversa com advogados e com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) para desvendar as questões jurídicas, mas acreditam que o comércio deve, por lei, poder permanecer aberto para, pelo menos, o recebimento de notas. “Seria mais ou menos a onda vermelha, você pode abrir com porta fechada, não pode receber gente dentro da loja, mas você pode funcionar. Nós estamos buscando confirmar essa informação”, diz a empresária. 

Nesta segunda (15), às 15h, o grupo se reúne mais uma vez com o executivo municipal para definir como fica a situação do comércio da cidade. 

ACIB

A Associação Comercial e Industrial de Barroso (ACIB) apoia movimento dos comerciantes, mas não esteve presente na reunião do último sábado (13) e não tem envolvimento no acordo feito entre os comerciantes da cidade e a Prefeitura.

“Nós soubemos da entrada da cidade na onda roxa na sexta-feira e ficamos muito surpresos porque o trabalho que a gente estava fazendo no comércio local, juntamente com os fiscais da Prefeitura, estava dando resultados. Barroso só tinha 3 casos ativos, 9 suspeitos e isolamento e nenhuma internação, nem aqui nem em outra cidade”, disse o presidente da ACIB, Andreliano Damasceno.

A associação enviou ao executivo municipal a seguinte carta. Confira:

1 COMENTÁRIO

  1. De acordo com a nova deliberação 136, poderemos abrir os nossos comércios fazendo entrega de produto na porta ou delivery. Na reunião de hj na PMB, tivemos o total apoio do prefeito Anderson e do vice Eduardo., E nossas reivindicações, foram atendidas na medida do possivel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui