Wanderson Nascimento
Notícias Gerais*
No último 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de Coronel Xavier Chaves realizou uma programação envolvendo ações de conscientização e também o reflorestamento de algumas áreas públicas.
A primeira iniciativa foi o lançamento da campanha “Adote uma caneca”, com objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis e, consequentemente, o volume de lixo produzido no município. A campanha incentiva as pessoas a adotarem o hábito de levar consigo um recipiente próprio, reutilizável, em vez de utilizar o copo descartável, que é um dos resíduos menos reciclados no planeta.
Em seguida, foi lançada a campanha “Dia E”, com o intuito de dar destino adequado ao lixo eletrônico. Em busca de proporcionar o descarte correto desses resíduos, estudantes do projeto “Consciência Ambiental”, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com a empresa E-ambiental, desenvolveram o “Dia E”, que será específico para a coleta de resíduos eletrônicos no município. Em breve, o Executivo vai divulgar mais informações sobre a data e a forma como vai funcionar o recolhimento.
Com o objetivo de iniciar o reflorestamento do terreno público ao lado do Rio do Mosquito, foi realizado o plantio de mudas nativas, com reconhecimento e preparo do terreno visando as possíveis complicações com o solo e com insetos.
As mudas foram cultivadas na estufa do projeto “Consciência Ambiental”, localizada na Usina José Bento de Castro. E, segundo informações, foram plantadas as seguintes espécies: Acácia, Jatobá, Mulungu, Canafístula e Jacarandá.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a iniciativa beneficia não somente a recuperação da área inutilizada devastada, mas também reduz significativamente alguns problemas urbanos, como a erosão do solo e deslizamentos de terra. Além disso, o plantio dessas árvores fornecerá refrigeração natural, reduzindo a poluição sonora e, principalmente, contribuindo com o meio ambiente através do resgate de uma área devastada. Outro benefício de extrema importância dessa ação, é que ela fornecerá abrigo e alimento para a fauna.
Para finalizar, devido às alterações e à degradação da trilha da Cava Amarela, foi desenvolvida uma proposta de colocar, em todo o percurso da cava, placas com frases que despertem a sensibilização ambiental e a valorização dos recursos naturais e turismo local.
Segundo a assessoria de comunicação, a instalação de placas em áreas de preservação é de grande importância não só para os moradores, mas também para os visitantes como referência de localização. Além disso, estimular a educação ambiental e sensibilização quanto a harmonia da natureza, previne degradação do meio, como descarte irregular de lixo, trânsito indevido de veículos, coleta de plantas, atividades lesivas ao meio ambiente e turismo predatório.
“Essas medidas, por mais que pareçam simples, podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente sem que haja a necessidade de mudanças drásticas”, destaca a publicação da Prefeitura.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura