

Redação
Notícias Gerais
Nesta sexta (12), Barbacena tem apenas dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva reservados para pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A informação consta no informe diário sobre a taxa de ocupação de leitos mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS): dos 30 leitos de UTI, 28 estão ocupados.
Quanto aos leitos clínicos, o Hospital Ibiapaba está com disponibilidade total (15 unidades); enquanto a Santa Casa de Misericórdia, que tem dez leitos, conta com dois pacientes sob atendimento especializado.
Já o Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (Imaip), que possui 21 leitos clínicos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, conta com ocupação de dez leitos.
Em fevereiro deste ano, o Imaip inaugurou mais 15 leitos de suporte ventilatório Covid, conforme publicado no Notícias Gerais. Entre pontos de atendimento, cinco estão ocupados.


Onda roxa
Bem como ocorre em outros municípios da região, neste sábado (13), Barbacena também vai entrar na onda roxa, considerada o estágio mais restritivo e impositivo do programa “Minas Consciente”.
Segundo a assessoria do Executivo, “a princípio, pelos próximos 15 dias, só poderão funcionar os serviços considerados essenciais. Haverá toque de recolher entre 20h às 05h. Também será proibida a circulação de pessoas sem o uso de máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que seja privado”.
“É importante a colaboração da população neste momento, para que os municípios da microrregião de Barbacena possam sair o mais rápido possível desta situação. Com os serviços essenciais abertos, Barbacena não terá problema de abastecimento, por esse motivo não há necessidade de aglomerações em supermercados, postos de gasolina, bancos e similares”, finaliza a nota da administração municipal.
[…] COVID-19: BARBACENA TEM DISPONIBILIDADE DE DOIS LEITOS DE UTI NESTA SEXTA […]