

Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
Número de pessoas que testaram positivo para Covid-19, na região do Campo das Vertentes, disparam nas vésperas das festividades de fim de ano. Cidades como Barbacena e São João del-Rei, responsáveis pelo atendimento médico de toda a região, enfrentam crise na saúde pública e alta no número de internados.
Após nove meses em situação de pandemia, a realidade, de um lado, mostra profissionais de saúde exaustos e sobrecarregados. Do outro, a precariedade das medidas de enfrentamento ao vírus e a falta de políticas públicas efetivas de algumas prefeituras da região. O resultado é nítido: a flexibilização das medidas e a naturalização do contágio.
Sem rigor na fiscalização e sem alternativas, tanto para o consumidor, como para o comerciante, a população tomou as ruas nesta véspera de Natal. Com o aumento das aglomerações, os números de infectados pela doença dispararam e a região retrocedeu para o pior estágio do Programa Minas Consciente – a “onda vermelha”.
Somente no estado de Minas Gerais, mais de meio milhão de pessoas já testaram positivo para a doença e 11.475 pessoas vieram a óbito. Os dados são da Secretaria de Saúde do estado.
O Notícias Gerais apurou os Boletins Epidemiológicos dos últimos dias, nas principais cidades da macrorregião de saúde Centro-Sul, confira:
Barbacena
No município de Barbacena, maior cidade da macrorregião de saúde, 79 pessoas testaram positivo para Covid-19 nos últimos quatro dias e outros 813 pacientes estão em monitoramento.
Onze barbacenenses estão internados no momento, além dos dezenove pacientes não residentes na cidade e que dependem do atendimento médico dali. 31 pessoas faleceram em decorrência do vírus até a última quarta (23).
Em entrevista ao NG, a secretária de saúde, Marcilene Donelas de Araújo, afirmou que o município passará a tomar medidas mais severas quanto à fiscalização. Entretanto, ela coloca parte da culpa, da atual situação de calamidade, na população.
“O resultado do ápice destes casos positivos é o relaxamento da população num todo. Nós, profissionais, que precisamos estar na linha de frente todos os dias estamos cada vez mais expostos.” comenta.
Donelas completa afirmando o compromisso da prefeitura com o enfrentamento à pandemia. “Enquanto estamos lutando para manter leitos, médicos, e outros profissionais nos hospitais, estamos com outros irresponsáveis estruturando grandes festas em sítios clandestinos. Não temos mais como aceitar, medidas severas estão sendo tomadas.”
Barbacena entrará na “onda-vermelha” do programa Minas Consciente a partir do próximo sábado (26).
São João del-Rei
Conforme o último Boletim Epidemiológico publicado, na última quarta (23), São João del-Rei bateu recorde no número de casos positivos no período de 24 horas. Em menos de um dia, 71 pessoas testaram positivo para a doença e número total de infectados chegou a 1.812.
A cidade que, como Barbacena, também é responsável pelo atendimento médico da região, tem 17 pacientes internados nas UTIs da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Nossa Senhora das Mercês. Outras 484 pessoas estão em isolamento domiciliar e aguardam liberação médica.
Tiradentes e Santa Cruz de Minas
Os municípios vizinhos de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes também tiveram alta nos índices de contágio.
Conforme o último Boletim publicado, na última terça (22), Tiradentes registrou 106 casos positivos para Covid-19 desde o início da pandemia. Oito deles confirmados em menos de 24 horas.
Enquanto Santa Cruz de Minas confirmou mais nove casos, em sete dias. Quatro residentes na cidade vieram a óbito por complicações decorrentes do vírus.
Dores de Campos e Barroso
Com números igualmente alarmantes, o município de Dores de Campos registrou 64 novos casos, em menos de sete dias. O número total de infectados subiu para 278, e seis óbitos foram registrados. No momento, 100 pessoas estão sob monitoramento dos profissionais de saúde.
Com mais 29 novos casos, na última semana, Barroso chegou a 286 casos confirmados desde o início da pandemia – seis óbitos foram registrados neste período.
São Tiago, Resende Costa e Conceição da Barra de Minas
São Tiago registrou nove novos casos, entre os dias 17 e 24 de dezembro. Quatro pessoas residentes no município vieram a óbito desde março. Já Resende Costa teve um aumento de dez casos positivos para o vírus, no mesmo período, entretanto, até o momento, nenhum óbito foi registrado.
Conceição da Barra apresentou estabilidade no número de infectados, sem alta desde o dia 17 de dezembro. Conforme última atualização na manhã de hoje (24), 62 pessoas testaram positivo desde o início da pandemia, na cidade.