

Redação
Notícias Gerais
Em novo levantamento publicado nesta quinta (24), o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPE UFSJ) aponta que São João del-Rei, Tiradentes e outros municípios da região apresentam índice de contágio da Covid-19 em elevação.
O estudo utiliza da média móvel da última semana com a de 14 dias atrás, o que resulta em como está a situação de infecção em determinada cidade. A média móvel é um indicador de como a pandemia está se propagando.
No caso de São João del-Rei, segundo dados verificados pelo Núcleo e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade chegou a ter estabilidade nas duas primeiras análises de setembro, no entanto, na semana do dia 16/9 e nesta do dia 23/9, foi registrado um aumento da média móvel – chegando a identificar, em média, 9,9 casos por dia nos últimos sete dias.
Outros municípios da região que apresentaram elevação dos casos confirmados são: Barroso, Dores de Campos, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.
Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Resende Costa e Ritápolis, por sua vez, têm redução da média móvel de pessoas que testaram positivo para a infecção pelo novo coronavírus. Nessas cidades, os dados foram obtidos junto ao boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
De acordo com o boletim do NEPE, não foi possível verificar a média móvel de São Tiago.
São João del-Rei registrou 178 casos em um mês
No mesmo informe, o NEPE UFSJ aponta um gráfico do crescimento dos casos confirmados de Covid-19 em São João del-Rei.
Entre os dias 23/6 e 23/7, foram confirmados 206 casos. Já no mês seguinte, mais 120 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Do dia 23/8 a 23/9, por sua vez, foram 178 casos.

