Início Gerais Segurança CRIME AMBIENTAL: QUEIMADAS RECORRENTES EM TERRENO PREOCUPAM MORADORES DA COLÔNIA DO MARÇAL

CRIME AMBIENTAL: QUEIMADAS RECORRENTES EM TERRENO PREOCUPAM MORADORES DA COLÔNIA DO MARÇAL

Foto: Reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A fumaça preta que subiu do entulho queimado pôde ser observada até quase às 22h desta terça-feira (22). É o que alegam os moradores das proximidades da Avenida Domingos Pinto Camarano, na Colônia do Marçal. 

Segundo um morador, que prefere não ser identificado, as queimadas no mesmo terreno já vinham sendo recorrentes no último mês, mas agora se tornaram diárias. “E ao redor existem várias casas, alguns vizinhos já realizaram denúncias e gostaríamos que providências fossem tomadas”, afirma. 

Na noite desta terça (22), o fogo começou às 18h e terminou somente após às 21h. Os moradores contam que não se trata de um terreno vazio e acreditam que a queima de entulhos é que vem gerando todo esse transtorno. “Parece ser (queima) de lixo acumulado pela fumaça ser bastante preta”, sinalizam.

O Corpo de Bombeiros explica que sua atuação está restrita ao combate à incêndios no momento em que eles estão acontecendo. Em casos como o que está sendo vivido pelos moradores da Colônia do Marçal, a orientação é de que as denúncias sejam encaminhadas à Polícia Ambiental ou feitas, anonimamente, pelo Disque Denúncia Unificado – 181. 

Código de Postura do Município X Lei de Crimes Ambientais

O assessor do Corpo de Bombeiros de São joão del-Rei, Cabo Giovanni, explica que o Código de Postura Municipal abre a possibilidade do morador colocar fogo no seu terreno. Desde que os vizinhos sejam alertados com 24 horas de antecedência e que se tome algumas medidas de proteção.

“Mas a gente tem uma lei que se sobrepõe, que é a lei de crimes ambientais, uma lei federal, que coloca como crime ambiental causar incêndio que gere produção de fumaça tóxica”,  alerta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui