

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
O Cursinho Popular Edson Luís (CPEL) está com vagas abertas para voluntários interessados em atuar nas atividades do
“Temos vagas para educadores, nas disciplinas de Química, Física, Gramática, Geografia, Redação, Inglês e Biologia. Já as outras vagas de voluntários são direcionadas para as áreas de Pedagogia e Psicologia”, explica Nara Marques, integrante do Núcleo Político Pedagógico do CPEL, em entrevista à reportagem.
O projeto funciona vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no entanto, “qualquer um que tenha interesse em construir o cursinho pode ser inscrever. Não precisa ser formado ainda e também não é necessário ser da UFSJ. O importante é acreditar no potencial transformador da educação!”, ressalta Nara.
O prazo para preencher o formulário termina no próximo domingo (2/8). Dúvidas podem ser direcionadas às mídias sociais do Cursinho.
Atividades durante a pandemia
Segundo Nara, as atividades letivas do projeto estão funcionando de forma remota durante a pandemia de Covid-19, quando o distanciamento social é recomendado.
Ela pontua ainda quais serão as responsabilidades dos futuros integrantes da equipe do CPEL: além das “aulas on-line, também temos reuniões semanais através de plataformas digitais”, comenta.
Excelente iniciativa esta do curso popular. Precisamos de milhões como esta. Aos educadores em redação, se me permitem, gostaria de lembrar um livro utilíssimo: Comunicação em Prosa Moderna, de Othon Moacir Garcia (editado pela Fundação Getúlio Vargas). Dois postulados da obra: aprende-se a escrever escrevendo; e aprender a escrever é aprender a pensar. Êxito ao projeto!