Redação
Notícias Gerais
O professor de Educação Física aposentado, Delmo Maria da Silva, faleceu nessa quarta (10), em Belo Horizonte. A informação foi dada pela Seção de Comunicação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) nessa quinta (11).
A Epcar foi uma das instituições de ensino em que Delmo – ou “Rei”, como também é conhecido – chegou a integrar o corpo docente. Ele também lecionou na Escola Estadual Professor Soares Ferreira, Colégio Imaculada Conceição e antiga Escola Agrícola (atual IF Sudeste MG).
O velório do Rei, que tinha 89 anos de idade, ocorreu em Contagem ainda nessa quinta (11), passando por cremação. Suas cinzas serão lançadas em Barbacena, em data a ser divulgada.
Por meio de nota, a Epcar se solidariza com os familiares e agradece ao período de dedicação de Delmo à instituição.
“Licenciado pela Escola de Educação Física do Exército, foi multicampeão nas diversas modalidades e equipes que treinou, além de ser um dos grandes entusiastas de vários torneios internos da Epcar e deu m dos torneios estudantis mais importantes do interior de Minas Gerais, o ‘Troféu Independência’, realizado anualmente em Barbacena. Em sua vida, foi agraciado com diversas comendas esportivas, havendo, nesta cidade, inclusive, um ginásio poliesportivo que leva o seu nome”, cita o comunicado da organização militar.
Em 2016, foi um dos responsáveis pelo revezamento da Tocha Olímpica, durante os Jogos Olímpicos (ver foto acima).
Prefeitura de Barbacena declara luto
Por causa do falecimento do professor Delmo e do desembargador Adilson Lamounier, que veio a óbito nessa quinta (11), o prefeito de Barbacena, Luís Álvaro (PSD), declarou luto oficial no município por três dias.
Lamounier tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2006. Quatro anos depois, foi um dos doze fundadores da Acadêmica Barbacenense de Ciências Jurídicas (ABCJ), sendo o titular da cadeira 16.