Início Gerais Brasil EXCLUSIVO: LEVANTAMENTO DO NG COMPROVA SUBNOTIFICAÇÃO NOS BOLETINS DA SES-MG

EXCLUSIVO: LEVANTAMENTO DO NG COMPROVA SUBNOTIFICAÇÃO NOS BOLETINS DA SES-MG

Foto: SES-MG – divulgação

André Frigo, Arthur Raposo Gomes, Najla Passos e Kamila Amaral
Notícias Gerais

Levantamento feito pelo Notícias Gerais a partir da análise dos dados publicados nos sites de 46 cidades mineiras com no mínimo dez casos confirmados de Covid-19 apontam uma subnotificação preocupante no boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), na manhã desta terça (12). Os dados apresentados pelas prefeituras revelam pelo menos 181 casos a mais do que os registrados pelo Estado.

Entre os 46 municípios analisados, 32 apontam casos a mais do que o boletim da SES-MG, ou seja, 70% do total. As maiores diferenças aparecem nas cidades de Uberlândia, com a diferença de 50 casos (293 no site da prefeitura contra 243 no boletim da SES), Juiz de Fora, cujo boletim da prefeitura local apresenta 21 casos confirmados a mais que a SES (346 contra 325) e Belo Horizonte. No caso da capital mineira são apontadas 16 pessoas a mais infectadas pela Covid-19 na comparação com os números oficiais (979 versus 963).

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Considerando que o estudo abrangeu 18,5% do total das 248 cidades do estado que já tem casos confirmados, é possível inferir que essa diferença tende a ser maior. Para agravar o problema, Minas Gerais realiza poucos testes – geralmente em pessoas internadas ou em óbitos suspeitos – o que tinha justificativa no início do monitoramento da doença, quando o Brasil não tinha estoque de kits de testes.

De acordo com o site “Covid-19 Brasil”, todo esse cenário traz incertezas sobre as taxas de infecção e de letalidade do vírus nas populações. Quanto menos informações e quanto mais imprecisas elas forem, maiores serão as dificuldades para a determinação das ações públicas durante a crise do coronavírus.

O coronavírus no Campo das Vertentes

A subnotificação de casos de Covid-19 pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (MG) atinge também o Campo das Vertentes, composto por 36 municípios. Das oito cidades com notificações confirmadas da doença, em três há discrepâncias entre os dados informados pelas prefeituras e pelo Estado.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

A maior delas é em relação à Barbacena. Na segunda, o município confirmou 20 casos e dois óbitos. No boletim da SES-MG emitido na terça, constam apenas 17 casos suspeitos e os dois óbitos. São João del-Rei tinha 13 casos confirmados até a segunda, conforme os dados da Prefeitura. Mas, no boletim da SES-MG divulgado nesta terça, eram apenas doze.

A Prefeitura de Alfredo Vasconcelos confirma que a primeira vítima da Covid-19 do município morreu no último sábado (9), internada em um hospital de Barbacena, conforme informou o Notícias Gerais. Entretanto, no boletim estadual, ainda consta apenas um caso confirmado na cidade, sem nenhum óbito.

O que fala a SES

A reportagem do NG entrou em contato com a assessoria da secretaria de Saúde de Minas Gerais, que informou, por meio de nota, qual é o fluxo de informações dos casos e óbitos por Covid-19 no estado. Leia na íntegra!

“Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário, é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES) – Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário. Portanto, somente após todo esse processo que um dado entra no boletim.”

Atualização dos casos

Na noite de terça (12), São João del-Rei registrou o 14° e 15° casos confirmados na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui