Assessoria de Comunicação da UFSJ
Frei David Raimundo dos Santos é o convidado da UFSJ nesta quarta (24), para evento que vai reunir profissionais da instituição em torno do debate sobre história e cultura afrobrasileira no Ensino Superior.
A partir das 19h, nos canais da TV UFSJ no YouTube e no Facebook, estarão à mesa com Frei David a professora Ingrid Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais (Decis), o técnico administrativo Vitor Domingos, presidente da Comissão de Heteroidentificação e, como mediador, o professor José Luiz de Oliveira, do Departamento de Filosofia e Métodos (Dfime).
A Lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9.394/1996), estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática em discussão na UFSJ. Frei David, como coordenador da ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) vem sendo um incansável defensor da aplicabilidade dessa Lei.
O objetivo da Educafro é reunir “pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias desta causa, que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.”
Na outra ponta, a da formação docente, desponta o trabalho da professora Ingrid Oliveira, cuja experiência abrange pesquisas que vão das missões religiosas na África à autonomia e resistência dos povos africanos, passando pela produção escrita sobre o continente africano, sem descuidar das representações étnico-raciais no Brasil em materiais didáticos, literários, oficiais e midiáticos.
Vitor Domingos dos Santos, por sua vez, atua diretamente na aplicabilidade das leis de inclusão e acesso ao Ensino Superior. À frente da Comissão de Heteroidentificação da UFSJ, vem conduzindo o debate acerca da ampliação das atividades para estruturação e formação de uma unidade suporte das políticas afirmativas na instituição, estabelecendo um espaço permanente para uma UFSJ cada vez mais diversa e democrática.
Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, do mestrado ao pós-doutoramento, o mediador dessa live, professor José Luiz de Oliveira, tem em sua biografia um encontro com Frei David que certamente influenciou sua futura área de atuação docente.