

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
Ainda não há previsão de reabertura das academias sediadas nas cidades mineiras. A informação foi dada pelo secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, durante coletiva de imprensa on-line transmitida pelos canais oficiais do Governo de Minas.
A segunda versão do programa “Minas Consciente” está em vigor desde o início do agosto e – conforme consta na classificação – academias, clubes e outros estabelecimentos relacionados com a prática esportiva e de lazer estão inseridos na terceira e última onda: a ser atingida quando a situação epidemiológica da região estiver mais estabilizada.
“Não há, portanto, perspectiva de alteração dos protocolos neste momento. […] E, em relação às academias, é muito importante destacar que as pessoas ali – certamente, ou muito provavelmente – terão dificuldade de manutenção de máscaras e é um local onde nós liberamos fluidos, suor… onde a probabilidade de risco de contágio é muito maior”, declarou Cabral.
No momento, nenhuma micro ou macrorregião do estado está na nova onda verde, quando é permitido abrir as portas das academias aos frequentadores.
“As localidades que apresentavam melhor situação (epidemiológica quanto aos casos de novo coronavírus) se encontram na onda amarela (que é intermediária)“, ressaltou o secretário adjunto de Saúde. “E só depois de 28 dias, (conforme consta) na atual versão (do programa), é que haverá, eventualmente, evolução para a onda verde”, completou.
Reabertura é aguardada
Em diferentes cidades de Minas Gerais, como São João del-Rei, Barbacena e Juiz de Fora, há um movimento de donos e frequentadores de academia que defendem que esses estabelecimentos deveriam ser inseridos nas primeiras ondas da nova versão do “Minas Consciente”: isso permitiria a reabertura das academias segundo protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades.


Relembre
Após ser alvo de sucessivas críticas de alguns prefeitos e parte da sociedade mineira, o “Minas Consciente” passou por uma reformulação.
Em julho, o governador de Minas, Romeu Zema (NOVO) divulgou uma consulta pública para receber sugestões sobre o projeto do governo que trata sobre os protocolos de segurança e reabertura do comércio.
Semanas depois, a nova versão do “Minas Consciente” foi implementada.
Será que uma mesa se bar com várias pessoas frente a frente conversando sem máscara é mais essencial que uma academia com protocolos de controle ?