Início Opinião Coluna HOMENAGENS EM POESIA VISUAL: AS ESTELAS FUNERÁRIAS DE GUILHERME GONTIJO FLORES E...

HOMENAGENS EM POESIA VISUAL: AS ESTELAS FUNERÁRIAS DE GUILHERME GONTIJO FLORES E DANIEL KONDO

Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo*

Coestelário é uma homenagem contínua a algumas das grandes perdas que tivemos em 2020. O projeto apresenta túmulos em poesia visual, ao modo das antigas estelas funerárias, que a um só tempo davam voz e imagem à pessoa querida e partida. É uma série de estelas, em que o epigrama funerário se funde à imagem, num jogo de constelações que olhamos daqui, enclausurados para que os nomes não aumentem.

Neil Peart
Vânia Toledo
Antônio Bivar
Genocídio Ameríndio
Dona Neném da Portela
Kobe Bryant
Paulinho Paiakan
Del Chaves
Naomi Munakata
Tepori Kamaiurá 
Breonna, Floyd, Arbery 
 Miguel, João Pedro e Ágatha

Biografias

Guilherme Gontijo Flores (Brasília, 1984) é poeta, tradutor e professor na UFPR. Publicou, dentre outros, carvão :: capimHistória de Joia; traduziu Safo, Robert Burton, Calímaco e Propércio, entre outros.

Daniel Kondo (Passo Fundo, 1971) é ilustrador e autor de literatura infanto juvenil. Publicou, dentre outros, A Mancha, FTD 2020, em parceria com Guilherme Gontijo Flores, e Monstros do Cinema, Sesi-2015, com Augusto Massi.

Espaço ArteLetra

O Espaço ArteLetra é um ambiente de divulgação e circulação de produções artísticas e literárias, em particular de produções contemporâneas nacionais. Este Espaço de exposições tem como um dos principais objetivos apresentar projetos diversificados, incentivando a participação de novos artistas e contemplando diferentes suportes e linguagens, que tanto dizem da cena atual.

Uma das intenções do Espaço ArteLetra é aproximar o público de um amplo conjunto de obras, estimulando o acesso e consumo de arte. Ao trazer essas produções para o espaço privilegiado do Notícias Gerais, queremos suscitar novos diálogos e questões latentes da nossa sociedade, contribuindo para a formação de público e troca de experiências.

O palíndromo ArteLetra, formado pelo espelhamento quase perfeito das palavras “arte” e “letra”, apenas ressalta a característica híbrida das produções contemporâneas, e a estreita relação entre as artes, palavras e mídias. Esse laço é aqui uma representação das nossas relações, da maneira como nos correspondemos, e do reconhecimento de que as manifestações culturais nos tornam mais próximos, ainda que cada qual com seu olhar.

O Espaço ArteLetra mantém um calendário regular, sendo a cada semana um/a novo/a artista convidado/a.

Fiquem antenadas/es/os!!!

Deborah Castro, curadora.
arteletra.ng@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui