André Frigo
Notícias Gerais
As inscrições para o envio de trabalhos a serem apresentados no 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais já encontram-se abertas desde a última sexta (10) e podem ser feitas até o dia 15 agosto. O seminário que tem como tema “A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais” ocorre entre os dias 6 e 10 de outubro deste ano.
Devido a pandemia do novo coronavírus, o evento, que é gratuito, será realizado na modalidade virtual e poderá ser acompanhado pelo YouTube.
Trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos
As inscrições estão abertas para trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais: O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; A formação cultural e indenitária em suas manifestações materiais e imateriais e; A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.
Segundo a coordenadora do evento, Giusi Zamana, os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos desde 2005 pela “Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas. A edição desse ano conta com as parcerias do Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E tem o apoio institucional, também, do Consulado da Itália em Belo Horizonte.
“O evento pretende ser inter e multidisciplinar, abrindo espaço para a contribuição de diferentes áreas do conhecimento e abordagens nas pesquisas sobre a presença italiana em Minas, sobre os seus impactos no território em todas as temporalidades e em todos os aspectos: socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos”, revela Giusi.
Zamana explica que os eixos temáticos são bem abrangentes para possibilitar que o maior número de pessoas possam participar. “Contemplando contribuições acadêmicas e não acadêmicas, as memórias familiares e depoimentos dos descendentes de imigrantes também são devidamente valorizadas no Seminário. Fazer uma ponte entre o passado e o presente, contemplando algum aspecto e temática inerente à Itália de hoje e às relações bilaterais”, comenta.
A marca do evento traz a história de um artista
A logomarca do “10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais” é uma criação do artista plástico italiano Guido Boletti que desde 2013 escolheu São João del-Rei para morar e abrir seu ateliê.
Trata-se de uma homenagem à Gianni Rodari no centenário do seu nascimento, que se comemora este ano. “Buscamos inspiração no universo criativo da obra de Gianni Rodari para homenagear este grande poeta, educador e escritor com a logomarca do evento, criada por um artista que vive entre Itália e Brasil”, afirma a coordenadora.
Serviço
Para acessar o edital da edição 2020 do Seminário, basta clicar aqui.
As propostas devem ser enviadas até o dia 15 de agosto para o email: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com.