Kamila Amaral
Notícias Gerais
São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Barbacena têm quatro jovens de 20 anos como seus candidatos mais novos ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2020. Esses “títulos” inusitados competem a Charles Barbeiro (PV), em São João del-Rei; Echiley (PL) e Victor Manoel (PDT), em Santa Cruz de Minas; e Camila Carvalho (Pode), em Barbacena.
Em Tiradentes, as candidatas mais jovens a disputar um cargo no Legislativo são Elismara Reis (MDB) e Sara do Soró (Avante): ambas têm 21 anos. Já em Coronel Xavier Chaves, o candidato mais jovem a concorrer a uma cadeira na Câmara é Júnior Neto do Mané Preto (PT), de 22 anos.
Contra as estatísticas
Esses candidatos desafiam as estatísticas, já que – tanto em São João del-Rei, quanto em Barbacena, Santa Cruz de Minas e Tiradentes – a média da idade dos candidatos a vereança fica entre 47 e 49 anos. Em Coronel Xavier Chaves, por sua vez, a média etária dos concorrentes a uma cadeira na Câmara está em 42 anos.
Segunda candidata mais nova de Tiradentes por questão de dias em relação à primeira, Elismara Reis (MDB) conta que o convite de concorrer ao pleito foi feito pelo nome do partido que disputa a administração municipal deste ano. Sem familiares na política, a jovem afirma que está sendo bem recebida pelos eleitores. No entanto, ela acredita que a pouca idade tem um peso negativo junto ao eleitorado.
“Influencia muito… pois o candidato que já tem mais idade, tem mais confiança do eleitor. Quando é alguém novo, como no meu caso que é a primeira vez (na disputa de votos), as pessoas ficam com o ‘pé atrás’ e se perguntando como será um candidato mais novo… se eleito for o que fará (durante o mandato), pois não se tem experiência”, diz a candidata.
Ainda mais jovem que Elismara e Sara, Echiley (PL) é a mais nova no páreo em Santa Cruz de Minas porque nasceu um mês depois do também candidato Victor Manoel, ambos com 20 anos. Ela apresenta uma visão diferente sobre a relação dos eleitores com a idade dos candidatos e afirma que, em suas conversas com a população, durante a campanha, os apontamentos sobre a questão da idade foram positivos.
“Mesmo que eu não alcance a porcentagem de votos necessários, só de abrir o caminho para os jovens já é muito gratificante”, declara Echiley.
A pouca idade e as dificuldades de enfrentar a primeira eleição não impedem essas jovens mulheres de definir metas e traçar objetivos para o caso de serem eleitas. Em Tiradentes, caso consiga os votos necessários, Elismara (MDB) pretende atuar na cultura e no resgate das tradições da cidade.
Já Echiley (PL), que se candidatou com o objetivo de dar voz aos jovens e às mulheres em Santa Cruz, pretende destinar seu mandato a preparar os jovens para o primeiro emprego, além de desenvolver iniciativas que gerem renda para jovens mães.
“Eu quero ser vereadora de todos, mas particularmente, dos jovens. Quero estudar a necessidade deles… quero dar a oportunidade que eu senti falta para mim”, destaca a candidata de Santa Cruz de Minas.
A falta de representatividade jovem na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz de Minas também foi o que levou o candidato Victor Manoel (PDT), de 20 anos, a disputar as eleições 2020.
O candidato conta que esse sentimento não é recente, ele o acompanha desde 2017 quando passou a entender um pouco mais sobre política.
“Também tem a ideia de que eu gosto de política, eu comecei a gostar. Eu já fui representante de sala, já fui representante da Amélia Passos, que é a escola estadual daqui, na nova reforma do Ensino Médio, e hoje eu estou na universidade também (…)”, afirma Victor Manoel (PDT).
Ele conta que a ideia de implantar o programa Parlamento Jovem em Santa Cruz de Minas surgiu de uma conversa que teve com uma professora da cidade, em que manifestou o interesse em se tornar vereador. “Eu queria uma representatividade política na juventude, entende?”, ressalta.
Apesar de nunca ter feito campanha antes, o jovem afirma que tem apreciado a experiência de poder conversar com a população, dialogar e mostrar suas propostas.
Na visão do candidato, a influência da idade para os eleitores pode ser tanto positiva quanto negativa, mas ela existe. “É necessário que eu faça algumas coisas para convencer eles (os eleitores) a votar, no caso conversar com eles e mostrar as propostas. Alguém que não me conhece, se pegar o meu santinho, eu sendo novo, não vai votar em mim”, acredita o candidato do PDT.
Victor Manoel (PDT) defende como prioridade, se eleito, melhorar a acessibilidade entre a população e a Câmara dos Vereadores. “É o acesso ao povo, é uma coisa que tem que ser resolvida o mais rápido possível para as pessoas terem acesso aos seus representantes (…)”, afirma.
Outras demandas elencadas pelo candidato são investimento na educação profissional, financeira e política dos jovens de Santa Cruz de Minas.
Mais velhos
Enquanto os mais jovens entram e tentam cavar o seu lugar na política, os mais velhos também se arriscam e disputam votos nas eleições 2020.
Em São João del-Rei, o candidato mais velho a disputar a eleição tem 76 anos. Ele é James Coelho, candidato a vereador pelo Podemos.
Em Barbacena, Meia Lua (Republicanos), de 78 anos, é o candidato mais velho a disputar um lugar na Câmara Municipal.
Os envolvidos
O Notícias Gerais não conseguiu contato com todos os candidatos elencados nesta matéria. Alguns não responderam a solicitação de entrevista e outros não foram localizados. Mas o portal está à disposição para ouvir aqueles que o procurarem.