Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
Com cerca de 13 mil habitantes, Lagoa Dourada foi o município da região que mais criou empregos em abril de 2020, mês em que o distanciamento social já estava implantado por causa da pandemia de Covid-19. A informação consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado nesta semana.
O Caged reúne dados de contratações e demissões ocorridas de janeiro a abril deste ano. Conforme pode ser visto abaixo, o levantamento indica que Lagoa Dourada foi uma das duas cidades da região com saldo positivo durante o mês de abril.
Durante contato feito pela reportagem, a secretária municipal de Planejamento, Thamires Buzati, aponta que a cidade conseguiu manter um boa variação relativa aos empregos por causa dos principais setores da economia local: a agropecuária e a administração municipal.
“A prefeitura tem por volta de 600 funcionários, que foram mantidos. Já a agropecuária continuou trabalhando, praticamente, (em rotina) normal, pois não entrou em atividades de alto risco: o pessoal trabalha ao ar livre, em lavoura, ou mexendo com gado…”, comenta Buzati, que ainda lembra que Lagoa Dourada tem uma população rural muito grande.
Média de 2020 também é positiva
De acordo com levantamento de dados realizado pelo Notícias Gerais, quando analisada a relação de contratações e demissões nos primeiros meses de 2020, Lagoa Dourada também apresenta um saldo positivo, ficando entre as quatro cidades da região que geraram mais empregos.
Dores de Campos, por sua vez, apresenta números estáveis de admissões e desligamentos.
Enquanto isso, Ritápolis, Barbacena, São Tiago, São João del-Rei, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e Tiradentes apresentaram mais demissões do que contratações. Confira no quadro.