Início Gerais VEREADORA DE SJDR É ORIENTADA A IR “CUIDAR DO SEU BEBEZINHO”...

VEREADORA DE SJDR É ORIENTADA A IR “CUIDAR DO SEU BEBEZINHO” APÓS QUESTIONAR ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na última reunião extraordinária da Câmara Municipal de São João del-Rei, realizada na terça (23), o vereador Stefânio Pires (PSL) questionou uma publicação da vereadora Lívia Guimarães (PT) nas redes sociais que continha críticas à atuação do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) durante a pandemia de Covid-19.

Em sua fala (disponível no vídeo acima), o vereador indaga a postura da colega e, ao levantar sua situação como mãe, faz um comentário considerado machista.

“Se o prefeito está na rua, ele é grupo de risco… ‘o prefeito não está cumprindo protocolo da pandemia’. Se o cara tá lá na casa dele, escondido lá dentro… Ou até mesmo a vereadora Lívia, pôs uma matéria lá… ô Lívia, você está de resguardo dentro de casa, como é que você quer ver o prefeito Nivaldo? Foi feio aquilo que você fez. Ô vereadora… vai cuidar do seu bebezinho, vai cuidar… Você sumiu, o quê foi que aconteceu para você aparecer esta semana, Lívia?”, pergunta Pires. 

Entenda o caso

Stefânio estava se referindo a um post, feito na página de Lívia no Facebook, na sexta (19). Na imagem da publicação, consta o seguinte: “Prefeito some, não enfrenta a pandemia e a culpa é da população? Sem vir a público há mais de 15 dias, governo municipal culpa a população e o Programa do Governo de MG pela crise do coronavírus”.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A vereadora, por sua vez, fazia menção a um vídeo da administração municipal, publicado no mesmo dia, em que o prefeito Nivaldo afirma que aderiu ao programa “Minas Consciente” porque “se errar, é o governador [Romeu Zema (NOVO)], é o Ministério Público”, conforme veiculado pelo Notícias Gerais.

Os envolvidos

A reportagem do NG procurou os dois vereadores envolvidos no caso.

Lívia Guimarães esclarece que, mesmo estando de licença maternidade até o início do mês de julho, seu gabinete na Câmara Municipal continuou atuando. Para a vereadora, o comentário do colega foi infeliz e machista, já que o mesmo argumento não seria utilizado com outro homem.

“Na minha opinião, o vereador só o fez porque não consegue argumentar de outra forma, a não ser ataques pessoais, e isso fica mais evidente quando a outra pessoa é uma mulher e não está presente no local”, afirma.

A única mulher na casa legislativa, ela revela que lida com comentários misóginos e machistas desde o início de seu mandato. “O que penso sobre este comentário é que devemos transformar isto em força para seguir na luta por uma sociedade onde as mulheres não serão mais julgadas por serem mães, ou que nossa competência de trabalhar seja questionada por termos filhos”, declara a vereadora.

O Notícias Gerais tentou entrar em contato, por telefone, com o vereador Stefânio Pires (PSL) na manhã desta quinta (25), mas não obteve sucesso. Às 11h44, uma mensagem foi deixada em seu celular explicando o assunto e solicitando uma resposta, que não foi enviada até a conclusão da edição desta matéria, às 15h23. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui