Início Gerais Cotidiano MENTIR SOBRE SINTOMAS DA COVID-19 É CRIME E AJUDA A PROPAGAR O...

MENTIR SOBRE SINTOMAS DA COVID-19 É CRIME E AJUDA A PROPAGAR O VÍRUS

Imagem: reprodução / Freepik

Redação
Notícias Gerais

A Secretaria de Saúde de São João del-Rei emitiu um informe emergencial, nesta segunda (14), alertando a população da cidade de que mentir sobre a data de início dos sintomas da covid-19 para ter acesso a exames ajuda a propagar o vírus e é crime contra a saúde pública.

O informe foi emitido após o órgão identificar pessoas “pessoas mentindo sobre o tempo do início dos sintomas para realização dos exames nas unidades de saúde”. A Secretaria alerta que exames fora da dat podem gerar um resultado falso negativo, que leva o infectado a espalhar o vírus.

O informe reforça que “o isolamento é contado a partir do início dos sintomas e não do dia da consulta, assim as pessoas podem estar ficando menos tempo em isolamento do que é recomendado, sendo possíveis dispersoras do vírus”.

“o isolamento é contado a partir do início dos sintomas e não do dia da consulta, assim as pessoas podem estar ficando menos tempo em isolamento do que é recomendado, sendo possíveis dispersoras do vírus”

O alerta acrescenta que os médicos tratam pessoas – e não exames – e que elas devem seguir as recomendações sanitárias de manter o isolamento independente do resultado dos exames. “É importante seguir as recomendações dos médicos das equipes de saúde independente de resultados de exames”, destaca.

O alerta emergencial também reforça a importância da adoção das medidas sanitárias preconizadas pela Organziação Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da saúde: evitar aglomeração de pessoas, etiqueta da tosse, uso de máscara e uso de álcool gel.

A Secretaria conclui lembrando que o descumprimento destas medidas pode ser penalizado: “É crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 do CP [Código Penal], a infração de qualquer medida sanitária preventiva de doenças contagiosas”.

“É crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 do CP [Código Penal], a infração de qualquer medida sanitária preventiva de doenças contagiosas”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui