

Kamila Amaral
Notícias Gerais
No início da tarde desta quarta (15), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, participam de uma entrevista coletiva virtual para falar sobre as ações do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Amaral explicou que o pico da pandemia no estado, previsto para esta quarta, era o momento em que se esperava ter um estresse maior no sistema de saúde. No entanto, a previsão pode não se concretizar, pois o Estado vem apresentando uma estabilidade no número de diagnósticos positivos e mortes diárias de Covid-19.
“O que se tem, então, não é um pico, onde teremos uma alta muito grande nos casos e depois vai cair, mas sim um platô, um número mais elevado (de casos), que vai perdurar por mais um tempo”, pontua o secretário.
Já o secretário adjunto de Saúde reforçou que para o combate ao coronavírus – tanto na elaboração do programa “Minas Consciente”, quanto na previsão do possível pico da doença no estado – foi levado em consideração o grande número de municípios mineiros e suas diferentes realidades frente à pandemia.
“Temos 853 municípios e, naturalmente, esses municípios e essa diversidade deveria ser levada em consideração. A interiorização (da pandemia), como característica natural, era previsível, estava prevista”, explica Cabral.
Leitos de UTI e “Saúde MG”
O secretário de Estado de Saúde informou, durante a coletiva, que Minas Gerais tem, atualmente, 3400 leitos de UTI operacionais. “Estamos vivenciando uma alta demanda, mas a rede de saúde tem conseguido absorvê-la”, salienta Carlos Eduardo.
Em suas considerações finais, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçou o pedido para que a população – ao apresentarem sintomas de gripe e suspeita de Covid-19 – faça uso do aplicativo “Saúde MG”: que por meio da telemedicina permite o acompanhamento dos casos por profissionais de saúde.
Sinalizou também que, até que se tenha indícios muito claros da regressão da pandemia, é necessário manter os cuidados e seguir as recomendações dos órgãos de saúde.
Covid-19 em Minas Gerais
Segundo o boletim epidemiológico emitido pela SES também nesta quarta, o número de casos confirmados de Covid-19 no estado chega a 82.010, dos quais 1.752 morreram e 56.001 estão recuperados.
Em 24 horas, foram adicionados 3.367 pacientes diagnosticados com o coronavírus e 64 óbitos no informe da secretária.