Najla Passos
Notícias Gerais
Barbacena iniciou a vacinação contra a Covid-19 em cerimônia realizada o final da manhã desta quarta (20), na sede da Secretaria Regional de Saúde do Estado.
Com a presença de autoridades políticas, sanitárias e da segurança pública, Barbacena iniciou a vacinação contra a Covid-19, em cerimônia realizada o final da manhã desta quarta (20), na sede da Secretaria Regional de Saúde do Estado.
Na cerimônia, foram imunizados três profissionais de saúde que atuam na cidade, cujos nomes foram sorteados no dia anterior. A primeira delas foi a técnica em enfermagem do Hospital Regional, Silvana Aparecida do Nascimento, 43 anos.
Natural do município vizinho de Santos Dumont, ela viaja 51 Km todos os dias até Barbacena para trabalhar. E estava justamente no ônibus, voltando para casa, quando recebeu a ligação em que diziam que tinha sido a sorteada. “Eu fiquei confusa, demorei para entender e acreditar. Logo eu que nunca sou sorteada para nada?”, questionou.
Depois da surpresa, a técnica de enfermagem diz que vai confiar mais em horóscopo, já que naquela manhã a previsão era que receberia uma notícia muito boa que provocaria inveja em muita gente. “Não podia ser mais certeiro, né?”, brinca ela, acrescentando que a vacina é um tesouro. “Eu não venderia esta dose nem por R$ 1 milhão”, afirmou.
Emocionada, Silvana afirma que se sente abençoada. Primeiro, por não ter contraído Covid-19, não ter colocado o pai, a mãe e os irmãos que moram com ela em risco, mesmo atuando na linha de frente e fazendo duas viagens intermunicipais por dia.
Segundo, por ter sido a sorteada para receber a vacina. “A gente ouve muito mito, muita falação sobre a vacina. Mas isso é porque esta no início e as pessoas temem o desconhecido. É assim com todas as campanhas de vacinação. Depois as pessoas percebem a benção que é se sentir protegida”, afirma ela.
Na porta de entrada do Hospital Regional, uma das referências em tratamento contra o novo coronavírus na região, a técnica em enfermagem conta que já presenciou muitas cenas desagradáveis desde que o vírus chegou na região. Medo, tristeza, dúvidas, perdas. “Agora é torcer para que a vacina chegue logo para todos”, afirma.
Cerimônia
Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Carlos Du, o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Cabral, a superintendente regional de Saúde, Hérica Vieira, secretários municipais, vereadores e autoridades policiais.
Também foram imunizadas Maria Gracieti Cardoso, 43 anos, atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Funcionários, e Raquel Kelly Baumgratz, 41 anos, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os demais profissionais de saúde do município que serão imunizados nesta primeira etapa receberão as doses nos locais de trabalho.