Início Gerais Cotidiano “O BRASIL, E SEUS MUNICÍPIOS, NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA A EDUCAÇÃO À...

“O BRASIL, E SEUS MUNICÍPIOS, NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA”, DIZ SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SJDR

Secretária de Educação de São João del-Rei critica iniciativa do Governo de Minas de retomar aulas na modalidade de ensino à distância. Foto: Divulgação/MCTIC

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A rede municipal de ensino de São João del-Rei, que engloba cerca de 4 mil alunos e 800 funcionários, não deve aderir ao modelo de educação à distância como forma de manutenção das atividades escolares durante o isolamento social. 

É o que sinaliza a secretária municipal de educação, Cíntia Leite. Segundo ela, a pasta não conta com recursos técnicos necessários para adotar tal medida. “O Brasil, e seus municípios, não estão preparados para educação à distância. Pensar nisso é uma utopia”, afirma a secretária.

Na semana passada, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), determinou a volta ao trabalho dos profissionais do setor administrativo da rede estadual de ensino a partir desta terça (14). Alguns desses profissionais tem a opção de trabalhar em casa, outros não. Professores e especialistas da educação básica vão retomar suas atividades, em regime de teletrabalho, a partir do dia 22.

Tudo isso para que, no dia 4 de maio, os alunos da rede estadual de ensino voltem às aulas em regime de EAD – Educação á Distância. 

Secretaria diz que escolas da rede municipal de ensino não devem aderir a educação á distância. Foto: Arquivo Pessoal.

Para a secretária municipal de educação, as medidas adotadas pelo governo estadual tem sido motivo de dor de cabeça. Além de não acreditar na viabilidade, por questões técnicas, da educação à distância para as escolas estaduais de todos os municípios mineiros, Leite se preocupa com o agravamento da desigualdade no ensino em decorrência da adoção desse novo modelo de ensino. “E as crianças cujos pais trabalham na área rural, ou que os pais trabalham na área da saúde (ou qualquer outro serviço essencial)? Quem vai acompanhar essas crianças?”, questiona a secretária. 

A secretária de Educação de São João del-Rei ainda se preocupa com a MP, publicada pelo Governo Federal, que dispensa as escolas de cumprir os 200 dias letivos, desde que mantenham a carga horária obrigatória de 800 horas por ano. “Além de não ter mais feriado nem fim de semana, se você diminui os dias, mas mantém a carga horária, vai ser preciso adotar o ensino em tempo integral (aula durante todo o dia) e nós não temos condições para isso”, explica Leite.

Situação da educação no município

As aulas da rede municipal estão suspensas desde o dia 18 de março. E assim devem permanecer. “Estamos trabalhando um dia de cada vez, mas o momento ainda é de alerta vermelho”, diz Leite.

Questionada sobre a possibilidade da reabertura do comércio local interferir na manutenção do fechamento das escolas municipais, já que a Prefeitura Municipal planeja realizar uma consulta pública nesse sentido, conforme noticiou Notícias Gerais, a secretária de educação é enfática: “O prefeito municipal se preocupa com a saúde das crianças e dos profissionais da educação e me deu autonomia para agir nesse sentido, mesmo que ele ceda a pressão e reabra o comércio, as escolas continuarão fechadas”.

Kits da merenda escolar

A Secretaria de Educação de São João del-Rei irá distribuir, para as famílias de alunos da rede municipal, cestas com alimentos da merenda escolar que foram adquiridos com recursos municipais antes da suspensão das aulas. “Os alimentos perecíveis nós distribuímos para os próprios alunos antes do dia 18. Esses são os não perecíveis. Essa semana estamos trabalhando na logística dessas distribuição”, informa Cíntia Leite. 

É esperado, pela Secretaria Municipal de Educação, que saia ainda nesta segunda (13) uma recomendação oficial do Governo Federal em relação ao uso dos recursos destinados a merenda escolar das escolas municipais enquanto as mesmas permanecem fechadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui