Início Gerais Cotidiano PLACAS ARTÍSTICAS ALERTAM SOBRE PREVENÇÃO À COVID-19 EM SÃO TIAGO

PLACAS ARTÍSTICAS ALERTAM SOBRE PREVENÇÃO À COVID-19 EM SÃO TIAGO

Foto: Prefeitura de São Tiago

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Tiago

Um sopro de vida – e de arte – em meio à pandemia. Esse é o cenário que ambienta o Largo do Forno, no centro de São Tiago, desde o dia 5 de fevereiro. Isso porque o local recebeu dez placas com mensagens de esperança, orientações e até bom-humor sobre da pandemia de coronavírus.

O trabalho floresceu das mentes e mãos dos artistas Josy Marques e Vick Martins. Cultivada pela Administração Municipal, a ideia é que a intervenção artística seja semeada em outras praças do Município. “A partir da boa aceitação dos moradores, que já estão compartilhando fotos nas redes sociais, esperamos fazer mais placas artísticas sustentáveis”, revela o secretário de Administração, Bruno Henrique do Santos.

Sem cobrar nada pelo trabalho, Josy e Vick desenvolveram o projeto a partir de peças que iriam para a reciclagem. “A Prefeitura permitiu a reutilização desses materiais, o que demonstra a preocupação com a arte sustentável e, também, com a visibilidade dos artistas do município”, completa Santos.

Concepção

Foto: Prefeitura de São Tiago

Segundo Josy, a ideia das placas sobre a Covid veio depois de um curso de lettering (arte de desenhar letras) que ela fez em janeiro. Além disso, ao ler um texto de uma ex-aluna, Sophia de Castro Dinelli, que narra a mensagem sobre a Covid no autofalante da Igreja, Josy começou a concepção do trabalho.

“A técnica de lettering utiliza canetas específicas que não temos ainda. Foi então que o Vick, parceiro artístico de longa data, entrou com a criação dele. Eu escrevi as letras nas placas que foram pintadas por ele. Então houve uma adaptação da técnica”, explica Josy.

Pesaroso de ver as praças fechadas para evitar aglomerações e novos casos de Covid, Vick logo começou as pinceladas. “As placas trazem uma leveza para a praça, um charme. Está tudo muito triste, mas a intervenção alivia a alma diante de um quadro de doença, de pandemia”, reflete Vick.

Além de suavizar o clima de doença, os artistas esperam que o trabalho deles inspire outras pessoas.

Foto: Prefeitura de São Tiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui