

Redação
Notícias Gerais
Nesta quarta (5), a Prefeitura de Barbacena inaugurou o ambulatório pós-Covid: espaço destinado ao tratamento de sequelas deixadas pelo novo coronavírus em pacientes. Pioneiro na região, o serviço está sediado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na avenida Pereira Teixeira.
De acordo com comunicado publicado pela administração municipal, “o ambulatório busca promover a reabilitação do paciente após a alta hospitalar e também os que testaram positivo para à Covid-19, mas permaneceram em acompanhamento domiciliar”. “Serão realizadas 32 consultas semanalmente, por uma equipe multidisciplinar, inicialmente composta por médicos clínico, otorrinolaringologista, cardiologista e psiquiatra, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e nutricionista”, continua.
Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes o prefeito Carlos Du (MDB), o vice Aloísio Dias (MDB), o médico infectologista que tem atuado contra a Covid-19 desde o início da pandemia, Herbert Fernandes, além do atual chefe da Secretaria de Saúde, o médico Arinos Duarte Brasil. Na ocasião, o secretário pontuou a importância da estrutura disponível no ambulatório aos pacientes diagnosticados com a doença.
“A Covid ataca o paciente não só no momento agudo, mas deixa sequelas de três a seis meses, então nada melhor do que ampará-los, a Prefeitura dar esse tratamento para esses pacientes voltarem a vida normal rapidamente”, comentou.
Carlos Du, por sua vez, defendeu que o ambulatório pós-Covid “vai gerar um resultado a longo prazo na vida das pessoas aqui em Barbacena. Nossa missão aqui é salvar vidas, independente da secretaria, da área, mas é salvar vidas. Eu vejo aqui nesse projeto mais um passo para ajudar a salvar vidas”.
Ordem de atendimento
Ainda durante o ato de inauguração, foi explicado o fluxo de atendimento do novo ambulatório.
Segundo o Executivo, a pessoa que ficou hospitalizado durante a infecção da Covid-19 e, após o fim da quarentena, precisar do tratamento, “deve procurar o CEM com a nota/sumário de alta hospitalar para agendar consulta médica”.
Enquanto isso, os pacientes que foram detectados com o novo coronavírus, mas cumpriram quarentena domiciliar, “devem primeiramente procurar a UBS de referência, onde acontecerá o direcionamento pelo próprio médico a partir de critérios estabelecidos”.